Com a análise do jogo Super Bunnnies Show tivemos a possibilidade de entrevistar os developers do jogo. Miguel Díaz e Antonio Martínez mostraram-se totalmente disponíveis para nos mostrarem o lado do developer menos conhecido quando está na criação da aplicação.
Addicted2Apple - Uma pequena apresentação vossa.
Miguel Díaz e Antonio Martínez - A Blue Shadow Games é um estúdio fundado em 2010 por nós com o objetivo de desenvolver aplicações de entretenimento e jogos de vídeo que combinem a magia dos clássicos, com os conceitos inovadores proporcionados pelas novas experiências de jogabilidade.
A2A - Porquê desenvolver para iOS?
MD/AM - Começamos a desenvolver para iOS porque é a melhor escolha para quem se quer introduzir nos desenvolvimento de jogos. É mais barato que os outros sistemas, mais flexível, com mais SDKs e motores dedicados aos dispositivos móveis, além de uma grande base de utilizadores.
A2A - Porquê este tipo de aplicação?
MD/AM - Adoramos jogos desde a nossa infância. O Miguel e eu (Antonio) jogamos muitos jogos na nossa infância. O Miguel começou a jogar numa MSX e eu numa Spectrum, e até hoje jogámos muitos jogos em muitos dispositivos, é o trabalho que sempre quisemos ter.
A2A - O que mais e menos gostas em ser um developer para iPhone e usar o SDK?
MD/AM - Gostamos da compatibilidade entre dispositivos com iOS, havendo apenas algumas mudanças como o ecrã Retina e as resoluções do iPhone 5 e iPod 5. Normalmente concentramo-nos no dispositivo iOS com as características mais baixas e se a aplicação correr bem aí, correrá também nos outros sem grande problema.
A2A - Este tipo de gadgets, com interface multitouch, é o futuro dos jogos móveis? Ou pensam que haverá sempre lugar para consolas dedicadas?
MD/AM - Pensamos que há espaço para todos os dispositivos. Neste momento, os dispositivos móveis e tablets são mais populares que os outros, mas este tipo de dispositivos não se concentram apenas nos jogos, sendo apenas mais uma forma de jogar jogos. Adoro jogar e normalmente faço-o no iOS, mas também adoro jogar na minha televisão ou PC.
A2A - Quanto tempo demorou a ser construída a aplicação e como chegaram ao preço?
MD/AM - Depende, há projetos que demoram 3 meses e outros que podem levar mais de 6 meses. De qualquer maneira, essa é uma média, sendo que há mais factores que afetam o tempo de desenvolvimento do projeto (integrações do SDK, plataformas...). Normalmente determinamos um preço fixo, aquele que costuma ser o mais usado na loja.
A2A - Onde foram buscar o nome do jogo?
MD/AM - O nome do jogo é decidido por todos os membros da equipa e levamos muitos dias a decidir. Começamos por nos concentrar na jogabilidade e arte, e decidimos o nome à medida que vai acontecendo o desenvolvimento do jogo. Até chagamos a mudar o nome uma ou duas vezes durante o processo de desenvolvimento.
A2A - Porque devemos comprar ou experimentar?
MD/AM - Tentamos fazer o nosso melhor em cada jogo e sempre fazemos jogos que quiséssemos jogar enquanto jogadores. Queremos fazer o melhor na jogabilidade, gráficos...mas o nosso principal objetivo é que o jogo seja engraçado de jogar. Recebemos muito feedback de utilizadores e isso ajuda-nos a melhorar nos updates.
A2A - Com milhares de aplicações na App Store o que fazem para que a vossa sobressaia da multidão?
MD/AM - Queremos sempre usar as máximas capacidades do dispositivo e experimentar inovar com essas inovações. Queremos misturar o jogo clássico com este novo tipo de inovação. Não há nenhuma formula para o sucesso, mas tentamos o nosso melhor em cada projeto e experimentamos coisas novas.
A2A - Todos tentamos deixar a nossa marca quando criamos uma aplicação, mas somos sempre inspirados por alguma coisa. Onde foram buscar a vossa inspiração?
MD/AM - A nossa inspiração vem da vida real, de experiências, sonhos...uma mistura de coisas. Ao mesmo tempo tentamos criar um jogo totalmente original e que seja nosso.
A2A - Sobre planos para o futuro. Podem dizer-nos alguma coisa?
MD/AM - Estamos a trabalhar numa versão para PC de alguns jogos nossos. Temos também um projeto do qual ainda não te podemos dizer nada, mas vamos mostrar alguma coisa brevemente.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
//
//
Sem comentários:
Enviar um comentário