Ontem foi um grande dia. Tim Cook, CEO da Apple apresentou o novo iPad. E se estavam à espera do nome tipo iPad 3 ou iPad HD, a surpresa começou logo por aí. O novo iPad chama-se simplesmente o novo iPad. Parece que a Apple vai deixar de atribuir números aos iDevices. Faz algum sentido, já que ninguém chama a um iMac ou MacBook Air, o iMac 4 ou MacBook Air 3. A partir de agora as designações do iPad devem passar pelos anos em que foram lançados, sendo o mais recente sempre apelidado de o novo iPad.
Quando ao novo iPad, vieram-se a confirmar alguns rumores. Nomeadamente o processador A5X e não um A6 como era esperado há alguns meses. No entanto o A5X não é apenas uma pequena atualização ao A5. Trata-se de um processador poderoso para dar resposta ao ecrã retina que veio também como novidade para este iPad. É um processador quad-core, que comparativamente ao A5, é quatro mais rápido no processamento de gráficos e performance. Quer isto dizer que os developers de jogos vão ter muito com que se deliciar com este novo iPad - ecrã retina + processador A5X.
No que a software diz respeito o aplicação da Bolsa foi optimizada, tal como aconteceu no iPhone 4. O iWork foi também ele optimizado para o ecrã retina, ao qual foram adicionados animações 3D e novas transições para a edição de documentos diretamente a partir do novo tablet da maçã. Já o GarageBand tem cordas inteligentes e sincroniza com o iCloud. Claro que o iMovie foi outra das aplicações da Apple a receber uma atualização para iPad, de maneira a que possa tirar o melhor partido da nova câmara. Por último fica o iPhoto. Pela primeira vez a Apple leva o seu programa de fotos do Mac para o iPad. E diga-se que é uma aplicação em peras: edição por gestos, efeitos, edição de imagem e claro, sincronização com o iCloud. Houve ainda a apresentação de uma nova característica chamada Photo Beaming, na qual através do iCloud podemos editar imagens remotamente que estejam a ser visualizadas num Mac, mas que estão a ser editadas no iPad por exemplo.
Quanto à câmara, este deu um enorme salto em relação à precedente. É agora uma câmara de 5MP, capaz de gravar vídeos a 1080p. O software é o mesmo que acompanha o iPhone 4S: deslizar para pré-visualizar, editar a foto, reconhecimento visual e por aí. O único desapontamento, pelo menos na minha opinião, foi a não inclusão do Siri no iPad. Uma escolha da Apple que aliás ainda estou a tentar perceber, porque até agora o Siri é exclusivo do iPhone 4S, e nem o mais recente e avançado iDevice da Apple teve direito a essa ferramenta. Ao invés disso o novo iPad recebeu uma ferramenta que possivelmente se chamará ditado. Tal como o nome indica, com esta ferramenta poderemos ditar uma SMS, nota ou e-mail para o iPad que este vai escrevendo o que dizemos. Contudo apenas vai reconhecer o inglês, alemão, francês e japonês. Por tanto nada de perguntar-mos o tempo para amanhã no iPad.
Para compensar a Apple começou, finalmente, a render-se ao LTE/4G. O novo iPad vai suportar velocidades de 21Mbps HSPA+, 42Mbps DC-HSDPA e 73Mbps LTE. Uma velocidade espantosa, que embora ainda não esteja disponível em Portugal, é certo que já se começam a fazer as primeiras publicidades e testes.
Claro que um iPad com novo processador, ecrã retina, suporte ao LTE/4G tinha de levar uma grande melhoria na bateria, de maneira a suportar todos os melhoramentos, continuando a fornecer uma boas horas de autonomia. Assim sendo esta bateria mantem o mesmo tempo de autonomia do iPad 2 - 10 horas - sendo que suporta 9 horas em LTE/4G.
Os preços mantem-se iguais ao do iPad 2, que desce 100 dólares. Assim sendo os modelos Wi-Fi com LTE:
- 16GB - 629 dólares
- 32GB - 729 dólares
- 64GB - 829 dólares
Os modelos Wi-Fi:
- 16GB - 499 dólares
- 32GB - 599 dólares
- 64GB - 699 dólares.
O lançamento será dia 16 de Março em apenas 10 países, mas Portugal terá de aguardar apenas uma semana, já que dia 23 estará disponível para o nosso país.
Post em discussão no nosso Fórum.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
How awesome is " the new iPad " ;)
ResponderEliminar