quarta-feira, 7 de março de 2012

Apple ganha ação judicial que obriga Motorola e Google a entregar informações

A Apple ganhou um ação judicial sobre a compra da Motorola por parte da Google e sobre o Android. O juiz, Richard Posner, ordenou o gigante das pesquisas a entregar à Apple informações sobre o desenvolvimento do Android, além de ter de igualmente entregar informações sobre a compra da Motorola Mobility por 12.5 mil milhões de dólares. Esta é uma batalha há muito travada pela Apple que quer recolher dados sobre os smartphones da Motorola que correm Android. Todos os anos a Apple lança os resultados de vendas do iOS tal como dos iDevices, além do número de aplicações à venda, coisa que a Google nunca o fez, nem a Motorola.


Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Ainda por cima a Apple tem vários processos a decorrer em tribunal contra a Motorola pelo uso de patentes, num total de seis violações de patentes. Por seu lado a Motorola ataca a Apple acusando-a de violar três das suas patentes. A verdade é que raramente estes casos acabam com a condenação de uma das empresas, já que à medida que o processo for decorrendo vai ficando visível quem vai perder o processo. É nessa altura que as empresas chegam a um acordo para um pagamento de determinado montante, que nunca se chega a saber o verdadeiro valor, para que o processo em tribunal fique por ali.


Ainda ontem também foi noticiado pelo Down Jones Newswires que a Apple poderá ainda pedir um valor à Samsung e Motorola - 5 a 15 dólares - por cada Android que estes fabricantes venderem. Em causa está o uso de patentes da Apple por parte do Android, em que a Apple pede essa quantia para que o mal seja reposto. No entanto, não deixa de ser curiosa esta decisão se ela for verdadeira. Trata-se pela primeira vez de uma mudança de estratégia da Apple, que ainda quando era liderada por Steve Jobs este disse que se for preciso gastaria todo o dinheiro da maçã para acabar com o Android. Na biografia de Walter Isaacson, Jobs refere-se ao Android como um produto roubado e que esse mal tem de ser corrigido.


Post em discussão no nosso Fórum.

(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

Sem comentários:

Enviar um comentário