sexta-feira, 9 de março de 2012

O novo iPad e o que ele representa para o jogos


Agora que o novo iPad chegou, de certeza que um dos sectores que mais vai puxar pelo potencial desse iPad são os jogos. O ecrã retina aumento significativamente a resolução do iPad, que acompanhado do novo processador A5X, vai fazer do iPad um dispositivo de jogos comparável aos rivais portáteis como Nintendos e PS Vita. Mas o que significa para os jogos a chegada do novo iPad? Bem o CNet tentou responder à questão e chegou a algumas conclusões bastante interessantes.


Comecemos pelo ecrã retina. Se é certo que não é tão bom como o do iPhone, é certo que este iPad tem uma melhor resolução que qualquer outro smartphone, consola portátil, computador portátil ou TV que encontrem. Mas uma melhor resolução resulta em melhor jogos? Não necessariamente, mas todos os jogadores gostam de ver os gráficos bem definidos e desenhados. É isso que a alta resolução do iPad vai permitir. A mesma jogabilidade das outras consolas, com o aprimoramento dos gráficos e arte proporcionado pela resolução do iPad. Ainda assim deverá continuar a haver developers que continuem na resolução atual. Isto porque desenvolver agora um jogo para o novo iPad tem aumentos significativos no custo de produção, e claro no tamanho dos ficheiros da aplicação.


httpv://www.youtube.com/watch?v=QzhozsCXKC0


Por outro lado o novo processador - A5X - deverá representar outro incentivo no desenvolvimento de melhores gráficos para iPad. Isto porque este processador vai permitir que esses mesmo gráficos sejam processados a uma alta velocidade, não havendo lags e crashes. É como jogar um Angry Birds num iPhone 3G e num iPhone 4S. Podemos jogar em ambos, mas no primeiro os gráficos param, a imagem é lenta e as imagens menos definidas, completamente o oposto de um iPhone 4S.


A única falha, para alguns, continua a ser alternativas aos controlos do iPad. Certo que o giroscópio e o toque torna alguns jogos únicos no iPad. Angry Birds, Cut the Rope e derivados são uma experiência única no iPad. No entanto, os jogos FPS ou RPG merecem uma maneira diferente de controlos. Num FPS onde é preciso estarmos com o ecrã todos disponível, é muitas vezes tapado pelos nossos gestos. Mas parece que a Apple deixa o desenvolvimento desses comandos para outras empresas. O iCade, no iPad, é o exemplo do que se pode fazer, tal como existem acessórios que funcionam como comandos para o iPhone.


Certo é que este novo iPad deixou os developers com água na boca para explorarem todo o seu novo potencial. A continuar assim é provável que tanto iPhone como iPad comecem a ser uma ameaça, ainda mais real, para Nintendo e Sony. Não concordam?


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(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

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