quinta-feira, 26 de abril de 2012

CEO da Kaspersky avisa que a Apple não está preparada para combater vírus

Em declarações sobre Computer Business Review no Info Security 2012 em Londes, Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky, uma das empresas de antivírus mais conceituadas do mundo, disse que a Apple tem muito a fazer no campo da segurança. Nas declarações, anotadas pela Forbes, Kaspersky diz mesmo que a Apple está uma década atrás da Microsoft, tendo muito ainda a aprender da sua rival.




They will understand very soon that they have the same problems Microsoft had 10 or 12 years ago. [...]They will have to make changes in terms of the cycle of updates and so on and will be forced to invest more into their security audits for the software.


That's what Microsoft did in the past after so many incidents like Blaster and the more complicated worms that infected millions of computers in a short time. They had to do a lot of work to check the code to find mistakes and vulnerabilities. Now it's time for Apple [to do the same].



Eugene não está a ser duro. Ele pode ter ou não ter razão, contudo até hoje os números não lhe dão qualquer razão. De qualquer maneira com um malware recente - Flashback - 600 mil utilizadores foram infectados em poucos dias, com a Apple a demorar algumas semanas a corrigir o problema. A verdade, e acho que é isso que Eugene quer dizer, é que o OS X está a ganhar cada vez mais utilizadores, e se antes o Windows era o sistema operativo predominante, fazendo  dele o mais apetecível dos vírus, o atual sucesso do OS X vai tornar este SO cada vez mais apetecível para ataques.


Ainda assim a Apple parece estar a preparar-se para o futuro. Uma das novidades do OS X Mountain Lion é que se os developers não quiserem vender ou ser distribuídos pela Mac App Store, podem comprar um selo de confiança Apple, e todas as aplicações desse developer serão acompanhados de um certificado de qualidade da Apple. Assim, quando descarregamos essa aplicação da internet, sabemos que é segura. Há ainda a opção se configurarmos o Mountain Lion para descarregar aplicações só com esse selo de qualidade, ou de simplesmente não descarregar quaisquer aplicações através do browser. A Apple deu o nome desta nova característica de GateKeeper.


Eugene dá conta de que os hackers mal intencionados, agora que o Mac tornou-se popular, começaram a ganhar interesse pelo OS X. Vamos confiar de que Tim Cook e companhia estejam a fazer o trabalho de casa.


Post em discussão no nosso Fórum.

(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

Sem comentários:

Enviar um comentário