segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dicas para poupar bateria no Mac e outras para ganhar mais uns minutos

Tal como a bateria do iOS, a bateria do Mac pode ser melhor gerida com alguns cuidados. Mas dicas de como poupar bateria no iOS já aqui falamos. Nas dicas que se seguem, além de dar dicas de como poupar bateria, até porque à medida que envelhece ela vai ficando mais curta, vamos também aconselhar sobre como dar mais alguns minutos quando a bateria já estiver fraca.


É importante antes de tudo desfazer um mito. As baterias de polímero de lítio, não importando o quanto resta da bateria, podem carregá-la com segurança sem a viciar. Recarregar a bateria, mesmo quando ainda está a 50% não vai danificar ou reduzir o prazo de vida da bateria. Ela só começa a ficar descoordenada quando passam os ciclos de vida.


O que é isto dos ciclos da bateria? Um ciclo fica completo quando usamos toda a bateria do Mac (dos 100% aos 0%) e depois recarregamos essa bateria. Mas se por exemplo a bateria estiver a 50% e nós carregarmos a bateria até aos 100%, a bateria faz meio ciclo. Quer isto dizer que se repetirmos o processo anterior, a bateria complete um ciclo de vida. A bateria do Mac, pelo menos os de última geração, têm capacidade para 1000 ciclos de vida, e passado estes ciclos guardam ainda 80% da sua capacidade original. A melhor maneira de manterem a bateria em boa forma é deixarem o Mac fazer um ciclo completo sem interrupções pelo menos uma vez por mês.


Conselhos para poupar bateria:

  • Wi-Fi - Se não o precisam de usar, ora porque estão só a escrever, ora porque estão a editar vídeos, desliguem o Wi-Fi.

  • Ejetar USB’s - Assim que acabam de usar uma pen USB devem ejetá-la logo de seguida. Se a deixam conectada, ela só vai continua a consumir recursos.

  • Bluetooth - Para estar ativado só se estiver a ser usado. Caso contrário o Mac vai andar constantemente à procura de dispositivos com os quais possa estabelecer uma conexão.

  • Uso de aplicações - Se não estão a usar a aplicação não a deixem aberta, no Mac podem muitas vezes ficar aplicações abertas por esquecimento. Estejam atentos, porque por elas estarem abertas a bateria continua a ser gasta.

  • Poupança de energia - Indo a Definições>Poupança de Energia podem, de várias maneiras, personalizar medidas que ajudem a estender o tempo de vida de um ciclo de bateria.


Dicas para ganharmos mais uns minutos:



Brilho - Usem o mínio indispensável para aquilo que estão a fazer.

Encurtar o desligar do ecrã - Estão a fazer trabalhos e isso implica passarem alguns minutos a consultarem livros. Vão a Preferências do Sistema>Poupança de Energia>Bateria e encurtam o tempo que demora a que o ecrã apague.



Tipo de aplicações que usam - Para quem escreve por exemplo. Usar o Microsoft Office, Pages ou o Editor de Texto têm gastos de bateria muito diferentes um do outro. Se estão só a tirar apontamentos e nada vai resultar num trabalho final usem o Editor de Texto. Uma aplicação simples, minimalista e que consume poucos recursos. O mesmo se aplica a browsers, tweaks instalados, editores de vídeo etc.

Aplicações que abrem com o arranque - Confirmem também se precisam mesmo que tenham aplicações a abrir no arranque do Mac. Essas aplicações ficam depois abertas, mesmo que não as estejam a usar. Indo a Preferências do Sistema>Utilizadores e Grupos escolham o vosso perfil e cliquem no separador Início da Sessão, aí podem acrescentar ou retirar aplicações que abrem com o arranque do Mac.


E vocês, têm mais alguma dica ou truque que costumam usar.

Post em discussão no nosso Fórum.

(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

Sem comentários:

Enviar um comentário