Em 2010, ano de lançamento do iPad, a Apple detinha 83% do mercado de vendas dos tablets, sendo que em 2011 esse número caiu para 73%. Apesar da queda, é indiscutível a liderança da Apple no sector dos tablets. A Gartner, num estudo divulgado pelo The Telegraph, diz que a maçã vai continuar na liderança de mercado, pelo menos, até 2016. Contudo, todos os anos a Apple irá perder a vantagem na percentagem que detém agora, sendo que em 2016 apesar de continuar líder, será “apenas” com 45% da fatia.
Este decréscimo nas vendas do iPad dever-se-á fundamentalmente aos tablets lançados por várias marcas, e que serão cada vez mais e mais, equipados com Android. Por outro lado o tablet será uma ferramenta que chegará a cada vez mais pessoas, e haverá certamente aqueles que não se adaptam ao iPad, tal como aqueles que acham o tablet da Apple demasiado caro. Certo é que em ambos os casos, os compradores procurarão alternativas, que provavelmente passarão por tablets com Android, como o Kindle Fire, Xoom, Transformer Prime e o Galaxy Tab.
O Windows ainda terá uma palavra a dizer no mundo dos tablets, mas segundo a Gartner não passará dos 12% de cota de mercado. Para uns 2016 é já amanhã, mas não nos podemos esquecer que o mercado das tecnologias muda diariamente, e tanto a Apple pode vir com um iPad que revolucionará tudo outra vez, como ter um flop que colocará o SO Android no topo das escolhas dos utilizadores.
Post em discussão no nosso Fórum.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
Sem comentários:
Enviar um comentário