sábado, 7 de abril de 2012

[Promocodes/Review] Monster RPG 2 - Um RPG clássico no Mac + Entrevista ao Developer


Em Monster RPG 2 acompanhamos Eny, uma rapariga que sem querer se vê numa aventura de salvação do mundo. O jogo é bem ao estilo dos anos 80 e início dos 90, dos clássicos RPG, que vai fazer as delicias dos fãs do género. A história é boa tal como a inclusão dos personagens na demanda de Eny, o único senão é o desenvolvimento destes personagens quer ao longo do jogo, quer com algum background que poderiam trazer contigo. A história em si é cativante e promete mais de 20 horas de jogo. Embora este jogo existe para iOS, testei-o num Mac, por uma simples razão: no iPhone os menus de navegação de requer um RPG, quer para lançar ataques, beber porções, equipar personagens, podem ficar um pouco limitados pelo tamanho do ecrã. No Mac, e no iPad, isso já não acontece e conseguimos apreciar todos os pormenores do jogo.



Os cenários são pouco trabalhados, mas isso é claramente uma decisão do developer ao querer manter o estilo retro do jogo. Os jogadores do primeiro Final Fantasy vão rever neste jogo, na história e na própria jogabilidade. No que aos cenários diz respeito é preciso reparar nos detalhes, isto porque estão espalhados no campo de jogo alguns bónus, como armas, poções e armaduras. E tudo isto pode estar escondido em baús, plantas, árvores, rochas, etc. Para que nada nos escape podemos clicar em cada um destes elemento para verificar se ele tem alguma coisa escondida. Esses itens, acedendo ao menu do personagem, podem ser equipados ou usados, usando o sistema de arrastar e largar. Se quisermos saber mais sobre algum item, basta ficar a clicar nele durante uns segundos até uma janela fornecer-nos essa informação.



O sistema de batalha é o mesmo que em todos os RPG’s - por turnos - sendo que à medida que vamos avançando no jogo vamos arranjado mais companheiros de combate para Eny, cada um deles com a sua especialidade. Desde feiticeiros a cavaleiros, cada um vai ter os seus ataques únicos, tal como alguns se vão revelar peças chaves da derrota de alguns inimigos. Monster RPG 2 é um jogo absorvente que garante várias horas na resolução de enigmas, puzzles e batalhas, além de uns minijogos. O jogo está na AppStore por 1,59€, havendo também uma versão Lite.


httpv://www.youtube.com/watch?v=nk96mePFLzY


Para oferecer temos 2 promocodes do jogo para Mac. Para ganharem basta que deixem o vosso comentário. Conseguimos ainda uma entrevista ao developer, que passamos a apresentar de seguida. Se querem ver outras questões feitas aos developers estejam à vontade para dar sugestões.




Addicted2Apple - Uma pequena apresentação tua




Trent - Olá, sou o Trent, programador para a Nooskewl. Somos um estúdio de jogos independente com alguns lançamentos, e com mais a caminho.





A2A - Porquê programar para Mac?




T - Porque o Mac é um SO bastante versátil, e uso-o com ferramenta de programação, já que me dá acesso fácil a todas as ferramentas que preciso para todas as plataformas que suportamos. Desenvolvi para Mac porque uso Mac para isso, foi uma escolha óbvia.





A2A - Porquê este tipo de aplicação?




T - Sempre fui um péssimo jogador, mas os jogos fascinavam-me. Sempre quis aprender mais sobre eles, como ele se desenvolvem, e todos os truques por detrás deles. Hoje ainda me fascinam e tenho a sorte de conseguir fazer jogos regularmente.





A2A - O que mais e menos gostam de ser um developer para Mac?




T - Aqueles que não percebem a plataforma, desistem. É realmente uma plataforma avançada e de topo, mas muitos developers chamar-lhe-ão um brinquedo de crianças, coisa que realmente não é. Adoro o facto de ser baseado em BSD [Berkeley Software Distribution], e por isso tenho acesso a todas as benesses que o UNIX tem para oferecer.





A2A - Sobre o iPhone, será este tipo de gadgets, com interface multitouch, o futuro dos jogos de bolso? Ou pensas que irá sempre haver espaço para consolas dedicadas?




T - Penso que smartphones e tablets irão preencher o vazio entre o tradicional dispositivo móvel (handheld) e as poderosas consolas. O tipo de coisas que conseguimos correr num iPad 2 ou 3, ou iPhone 4S é fenomenal, e quase tão avançado como em muitas consolas. Em breve poderemos conectar o tablet à TV (por Wi-Fi) e ter acesso aos jogos, com a mesma qualidade que os títulos das consolas. De várias maneiras isto até já é possível.





A2A - Quanto tempo levou o desenvolvimento da aplicação e como determinaste o preço?




T - O Monster RPG 2 demorou 2 a 2 anos e meio a chegar ao iOS. Depois disso foram vários os updates que recebeu, que deram mais 6 meses a 1 ano de trabalho. O preço foi baixo no início, 2,99 dólares, porque era o meu primeiro jogo comercial e parecia-me um preço justo tendo em conta a concorrência. Agora está a 1,99 dólares porque já está na AppStore há muito tempo, mas é um melhor jogo agora e por um preço mais acessível.


 

A2A - Como arranjaste o nome da aplicação?

T - Originalmente era para ser Monster 2 (sem o RPG). Existe um Monster 1 também. E como não queria entrar em disputas legais por causa de usar o nome Monster 2, por isso decidi adicionar RPG ao nome.





A2A - Porque devemos comprar e experimentar a aplicação?




T - Se jogaram os RPG’s antigos em sistema como a Super Nintendo, provavelmente vão adorar o jogo. É muito parecido, mas ao mesmo tempo tem atributos únicos. Se nunca jogaram um RPG na SNES, vale a pena experimentar a versão Lite. É um jogo casual, embora não seja fácil. Não precisam de ser um génio para controlarem o jogo. Tem uma história simples e agradável e é engraçado explorar e completar os objectivos para avançarmos na história.





A2A - Com milhares de aplicações na AppStore, o que fazes para que a tua se distinga da multidão?




T - Queremos que os nossos jogos sejam de qualidade. Já lançamos 10 updates, e nenhum deles foi pequeno. Apesar do jogo ser velho ainda continuamos a pôr muito TLC [Tender Loving Care]  nele. Neste momento estou a trabalhar na versão 1.11. Penso que o jogo se distingue dos outros por causa do detelha que colocamos nele, e que vamos continuar a colocar até ficarmos satisfeitos com ele.





A2A - Todos querem deixar a sua marca quando criam uma aplicação. Mas somos sempre inspirados por alguma coisa. Onde vais buscar essa inspiração?




T - Durante a minha infância tive doente porque um grande período de tempo, e tinha comigo o jogo Breath of Fire. Jogava-o durante horas e horas, dias seguidos e cativou-me. Lembro-me também do meu irmão e amigos jogarem Dragon Warrior e Final Fantasy IV, e de eu próprio jogar JRPGs quando era miúdo. Pareciam jogos onde um artesão passava horas a fio a criar aquilo. Todos os detalhes eram fabulosos. Tirei inspiração desses tempos.





A2A - Sobre planos para o futuro. Podes dizer-nos alguma coisa?




T - Estamos a trabalhar noutro RPG, este agora é um jogo de ação. Temos muito trabalho feito, mas é um projeto grande e ambicioso. Não quero ainda dar muitos detalhes, mas o nome de código é Baryon e temos uma equipa de 6 pessoas a trabalhar nele. Vai ser bom.



Post em discussão no nosso Fórum.

(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

Sem comentários:

Enviar um comentário