A Apple reclama para si a criação de 514 mil postos de trabalho, um excelente número não haja dúvida. Mas mais curioso ainda é o artigo da Business Insider que na sua investigação conclui que a mesma Apple acabou com 490 mil postos de trabalho, quase tantos quanto os que criou. Na lista de empresas que foram obrigadas a despedir por não conseguirem competir com a Apple estão gigantes da tecnologia como HP, Motorola e IBM a retalhistas como a Sprint, e distribuidores como a FedEx e UPS. A lista com os números aproximados dos despedimentos por empresas podem ser consultados AQUI.

After looking at data on Bloomberg, dozens of 10-Ks, and layoff announcements, they found that Apple destroyed nearly as many jobs as it helped created, eliminating some 490,570 job positions.Business Insider identified some 50 companies that Apple's success has impacted, including big names like IBM and HP, and smaller ones like Barnes & Noble and Adobe. Some companies and peers prospered. Most did not, announcing a combined 306,606 layoffs over the past several years.
Além de vários despedimentos a Apple é ainda diretamente culpada por vários layoffs (paragens na produção por a empresa não conseguir escoar o seu stock) nas várias empresas concorrentes da maçã. O artigo pode ser duro, mas refere que a Apple é apenas culpada por ser boa demais. Certo é que os utilizadores raramente pensam que o sucesso de alguns, acaba por ser a ruína de outros tantos.
Claro que o artigo parece demasiado tendencioso e o título que usou não serviu para outra coisa que não para chamar a atenção. Não terá sido a Apple sozinha a acabar com vários postos de trabalho noutras empresas, outras gigantes como Samsung, Amazon e Google contribuíram certamente para estes números. O artigo refere o caso da HP e do seu TouchPad. Contudo a HP fez o TouchPad por sua conta e risco, já que na altura o iPad estava no mercado há quase um ano. O TouchPad acabou por ser um fiasco, tal como a compra da Palm pela HP, numa tentativa de fazer frente ao iPad e iOS. O que aconteceu foi que o iPad dominou o mercado dos tablets com taxas acima dos 90% do mercado na altura e a HP deu um tiro no pé com o TouchPad, acabando por ter de despedir milhares de trabalhadores que se tinham dedicado ao tablet da empresa.
Ainda assim Samsung e Google também têm a sua quota parte da Google. O facto de se apontar um dedo exclusivamente à Apple é que por esta ter uma marca dominante no mercado tem a maior fatia da culpa. Infelizmente o sucesso de alguém é sempre a ruína de outrem, não há maneira de mudar isso.
Post em discussão no nosso Fórum.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
Sem comentários:
Enviar um comentário