O anuncio do OS X Mountain Lion e iOS 6, levando várias características do iOS para o OS X, significou uma coisa: O OS X vai para o próximo nível. Como ficam as funcionalidades do iOS no Mountain Lion é a pergunta à qual vamos responder nos tópicos abaixo.
O iCloud
Tanto o iOS 6 como o Mountain Lion vão ter uma maior integração com o iCloud. Vai ser uma sincronização mais rápida e melhor do que acontece agora com o Lion e iOS 5. Lembretes, Notas e documentos são algumas das coisas que vão ser sincronizadas com o iCloud, e assim ficam disponíveis para qualquer iDevice ou Mac com acesso à nossa conta do iCloud.

Após a instalação do Mountain Lion, ou na compra de um novo Mac, uma das primeiras coisas que nos é pedida são os dados na nossa conta iCloud, tal como temos de escolher quais os serviços que queremos ativar. Muito semelhante ao que acontece no iOS.
Centro de Notificações
Não é propriamente uma novidade no iOS 6, mas é uma das maiores novidades no Mountain Lion. Ainda assim em ambas as plataformas o Centro de Notificações tem uma melhor interface e fica mais elegante. No iOS para chamarmos o CN o gesto continua igual, enquanto que no Mountain Lion o CN aparece-nos no lado esquerdo numa plataforma deslizante. Se quisermos ver que notificações temos pendentes basta clicarmos no botão ao pé da barra do Spotlight. Se o Mac tiver o trackpad basta então deslizar dois dedos da direita para a esquerda para que o Centro de Notificações apareça.

Tanto no iOS como no Mountain Lion há um botão para tweetarmos o que quisermos, diretamente a partir do CN. Todas as notificações vão passar a fazer-se pelo Centro de Notificações, sendo que os próprios developers devem fazer as próprias mudanças para que isso aconteça com as suas aplicações, como aconteceu no iOS. Quem perde com esta mudança é o Growl (Mac App Store PT - Mac App Store BR) que vê o OS X ganhar o seu próprio sistema de notificações.
Mensagens
Este serviço chegou aos utilizadores no iOS 5 em 2011 e vai dar agora o salto para o Mac. Assim, quando estamos no Mac não precisamos do iPhone para continuar a manter as conversas via iMessage, tal como se já não estivermos o Mac por perto podemos responder com o iDevice. Como as conversas são sincronizadas via iCloud, aquilo que aparece no iDevice, vai aparecer no Mac e por isso as conversas nunca ficam fragmentadas.

Era uma das funcionalidades mais pedidas pelos utilizadores, que levou mesmo a que a Apple lançasse uma aplicação beta para o OS X Lion, para que nos fossemos habituando. E funciona muito bem. Se não usam muito o iMessage, devem começar seriamente a pensar fazê-lo.
Os Lembretes
Tal como o iMessage, é uma funcionalidade que até agora era só exclusiva do iOS. Com o Mountain Lion vai passar a ter também a sua própria aplicação no Mac, sendo que os Lembretes que temos no iOS são sincronizadas para o Mac e vice-versa, tudo graças à sincronização automática feita com o iCloud. Tanto no iOS como no Mac os Lembretes têm as mesmas funcionalidades.

Uma aplicação simples e de fácil utilização, marca com cunho da Apple claro. De notar a rápida sincronização dos Lembretes entre iOS e Mountain Lion. O iCloud faz a sincronização instantaneamente. Assim que escrevemos um novo Lembrete no Mac, ele vai estar no iOS nos segundos seguintes. É verdade que agora ainda são poucos a usar esta funcionalidade, já que só os developers têm acesso. A Apple vai ser posta à prova nesta velocidade de sincronização quando forem milhões, os utilizadores a usarem os Lembretes.
Notas
É uma aplicação tão antiga como o próprio iOS. A cada grande atualização do sistema operativo móvel da Apple, as Notas têm recebido também elas muitas mudanças, entre elas novas fontes. A última, no iOS 5, foi a capacidade de partilha com a nuvem. A novidade prende-se portanto com o Mountain Lion, que vai receber uma aplicação para a Notas. Aplicação essa que vai ser sincronizada com o iCloud, e por isso, as notas no iOS e no Mountain Lion vão ser iguais. A própria aplicação não difere muito na sua estrutura entre iOS e OS X.

Nota-se no entanto um pouco de demora na sincronização das notas com o iCloud. Enquanto que nos Lembretes era instantâneo, nas Notas temos de esperar uns minutos. É claro que é ainda um beta, a fluidez da sincronização deve ir melhorando a cada nova etapa.
Game Center
Uma funcionalidade mais do que conhecida para os utilizadores do iOS. Aqui temos acesso às nossas pontuações nos jogos, às pontuações dos nossos amigos, à pontuações globais, etc. Tudo vai ficar disponível no Mountain Lion. O melhor é que caso o jogo assim o permita, podemos estar a jogar num iPhone contra um amigo nosso no Mac.

Vão ser agora mais as aplicações com suporte ao Game Center, e esta nova funcionalidade vai também impulsionar os developers a converterem as suas aplicações para Mac. Para os jogadores mais exigentes, tanto no iOS como no Mac vai ser possível com o Airplay jogar todos os jogos na televisão, enquanto os controla no iDevice ou Mac.
Ditado
Uma funcionalidade há muito esperada. Quando chegar o Mountain Lion vamos poder ditar texto para o Mac, que ele vai automaticamente transcrever as nossas palavras. Uma funcionalidade que funciona no browser e em aplicações terceiras, mesmo com o Word do Microsoft Office. Notas, Mails e Lembretes, todos vão poder ser editados com a nossa voz, como acontece no iOS.

Infelizmente de pouco uso serve para nós, a não ser que escrevamos muitos em inglês, francês, alemão, espanhol ou mandarim. A Apple ainda não fez do Siri e Ditado uma ferramenta com suporte à língua portuguesa, e enquanto isso não acontecer apenas podemos ir tendo uma ideia de como poderá ser.
Redes Sociais
O iOS já tem desde a versão 5 integração com o Twitter, mas com o iOS 6 a Apple acrescentou o Facebook. Ao OS X vão ser as duas novidade - Twitter e Facebook vão estar integrados no próprio sistema, não sendo necessário ir ao site ou abrir a aplicação correspondente para atualizar a timeline ou partilhar fotos e vídeos. O Centro de Notificações ganha dois botões novos o “Clica para Tweetar” e “Clica para Postar” para atualizações no Twitter e Facebook.

O Mountain Lion vai ser um sistema operativo mais social, onde a partilha de fotos e vídeos vai estar muito mais facilitada. Basta nas Preferências do Mac conectarmos as nossas contas do Twitter e Facebook para que isso seja possível.
Safari
Pode não ser o Browser mais usado, mesmo para os utilizadores Mac. Mas a sincronização do Safari com o iCloud pode vir a mudar isso. Os separadores abertos no Mac vão ser sincronizados com o iOS via iCloud, e por isso não vamos perder sessões só porque as fechamos no Mac. A mesma coisa com o iOS. Se abrirmos separadores no Safari Mobile esses separadores vão ser sincronizados com o Mac quando iniciarmos o nosso computador. Uma coisa já feita nos Androids-Chrome.

Uma grande melhoria no browser da Apple, mas talvez não seja suficiente para ganhar mais utilizadores. Vai ser preciso mais rapidez e compatibilidades no Safari para que seja mais usado.
Daqui a um mês o Mountain Lion chega à Mac App Store por 19,99 dólares, com todas estas novidades que o iOS já tem. A partir de então OS X e iOS começam a convergir, e nós agradecemos.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
Sem comentários:
Enviar um comentário