A apresentação de um novo iOS desperta sempre a atenção dos milhões de utilizadores, tal como de vários milhares de curiosos ou amantes da tecnologia. O reverso da medalha é que a apresentação de um novo iOS, vem sempre meses antes do seu lançamento oficial ao público. A Apple até lá, e muito bem, disponibiliza versões beta onde vai corrigindo os erros que os developers vão encontrando. Mas há utilizadores normais que não resistem em espreitar por eles próprios o novo iOS, sem saber os riscos que isso trás.
A Wired chamou a atenção para um novo negócio da china. Mas antes vamos deixar claro uma coisa: A única maneira de experimentarem o iOS 6 agora, e legalmente, é juntarem-se ao programas de developers do iOS, que tem uma anuidade de 99 dólares. Para os developers é pouco, visto o retorno que têm depois nas aplicações na App Store, sendo que também as podem ir adaptando ao novo iOS meses antes de ele estar disponível ao público. Mas para o simples utilizador, que quer apenas experimentar o novo iOS antes dele chegar oficialmente, 99 dólares é muito.
É aqui que entra o novo negócio da china. Há developers que vendem por 10 dólares ativações UDID a utilizadores normais, para que estes possam ter o iOS 6 antes do lançamento oficial. Cada conta do programa de developers para iOS pode ter até 100 UDIDs registados (UDID - Unique Device Identifier - é o número de identificação único do vosso iDevice). Ora vendendo cada registo a 10 dólares, o lucro chega aos 1000 dólares. Depois de gastos os 100 registos esse developer abre outra conta no programa da Apple, mas com outro mail e volta a vender as 100 vagas.
Escusado será dizer que a Apple proíbe que o developer partilhe software beta fora da sua própria equipa. A Wired conversou com um destes developers que diz ter 30 (!) contas no programa da Apple, todas com as 100 vagas vendidas. Pior, é que parece que a Apple também não faz uma fiscalização séria, já que esse developer tem o mesmo nome e morada em todas essas 30 contas e a Apple nunca lhe disse nada.
Se para o leitor parece valer a pena correr os riscos saiba que uma vez que a Apple descubra, escusado será dizer que terão muitos problemas. Para começar a Apple cobra uma multa ao developer, depois é banido e o iDevice deixa de poder receber atualizações. Saiba ainda que a Apple pelo UDID do iDevice sabe a que conta da App Store ele está associado e a que país pertence. Se a conta do developer for dos EUA e a Apple vir que há 100 dispositivos dessa conta registados por vários países, certamente vai achar isso estranho.
Além disso percebam que esse iOS a que têm acesso é um beta, com várias falhas, que pode danificar o vosso dispositivo. A Apple pode a qualquer momento bloquear o acesso ao vosso iDevice enquanto ele tiver o iOS beta instalado. Temos o mau hábito de pensar que isso só vai acontecer aos outros, até ao dia. O iOS 6 há de chegar a todos, quase sem erros e com toda a segurança oferecida pela Apple.
Há ainda outros métodos de terem o iOS 6 beta no vosso iDevice, nomeadamente um procedimento onde não é preciso terem conta de developer. Bem, se já terem o vosso UDID associado a um developer que não são vocês, nem fazem parte da equipa desse developer já é ilegal, imaginam então o que é ter o iOS 6 beta instalado sem terem uma conta de developer.
Lembrem-se que ao pagarem 10 dólares a um developer para terem acesso aos betas do iOS e se a Apple descobrir, esse developer é o primeiro a saltar do barco. Vale a pena o risco?
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Para comentarem este Post podem usar ou a integração do Facebook através da nossa aplicação, ou usando o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
Sem comentários:
Enviar um comentário