Da PlayFirst, uma das empresas que estão na liderança de jogos para iOS para jogar em família e com amigos, chega-nos a mais recente novidade - Mall Stars. Segundo o CEO da PlayFirst, Marco DeMiroz, “ Mall Stars está na vanguarda da nova onda de jogos de estratégia imersivos freemium que estão chegando no mercado para smartphones. Esses jogos estão redefinindo a estratégia do funcionamento do jogo com o adicionamento de camadas de estratégia de jogo imersiva em várias dimensões para inspirar uma mais longa e mais envolvente sessão de jogo.”
Segue em baixo o comunicado de imprensa em Português:
“São Francisco, CA – 7 de Junho, 2012 - PlayFirst, um líder em criação de jogos para o celular para a família e os amigos, hoje anunciou Mall Stars, um jogo de estratégia que traz um nível maior de diversão em ritmo acelerado e estratégia profundamente imersiva para o IPhone, iPad and iPod touch, agora disponível na App Store.
Mall Stars apresenta a inovadora estrutura StarRequest™ da PlayFirst. A estrutura StarRequest é um mecanismo inteligente de recomendação que permite uma experiência personalizada para os jogadores, baseada no progresso deles no jogo. Essa sofisticada estratégia reforça o mecanismo do jogo em Mall Stars para um novo, empolgante nível de diversão em ritmo acelerado.
Em Mall Stars, os jogadores constroem e personalizam seus próprios shopping centers para atender exigentes consumidores VIPs, as “Estrelas”. Cada Estrela tem seus favoritos produtos e atrações. Colocando esses produtos e atrações no shopping, os jogadores fazem com que as Estrelas entrem em uma maratona de compras e com isso eles ganham bônus especiais. Os pedidos das Estrelas são integrados precisamente na estratégia do jogo e economia, baseados na estrutura StarRequest.
Mall Stars é lançado com um conjunto inicial de dez Estrelas con divertidas animações e estórias, com mais Estrelas planejadas para futuras atualizações. As Estrelas incluem: Cathy Cashian, uma estrela de reality show que adora as últimas coleções da Louie Baton; Duncan Hoops, um ícone legendário do desporto, que compra seus produtos favoritos no Sports-a Holic; Dee Jay Beats, o rei do hip hop; Brock A. Feller, empresário magnata; e mais.”
O jogo já está disponível gratuitamente na AppStore. Quando fizemos a nossa análise de Diner Dash e Cooking Dash ficou-nos prometida uma entrevista. O próprio Marco DeMiroz, CEO da PlayFirst, deu-nos o prazer dessa entrevista que podem ouvir em baixo (em inglês) ou ler no texto a seguir ao vídeo.
httpv://www.youtube.com/watch?v=UyBqYGpQkto
Addicted2Apple - Olá Marco, faça-nos uma pequena apresentação da PlayFirst.
Marco DeMiroz - A PlayFirst começou há cinco anos e era dedicada a jogos casuais. No início publicávamos jogos para Windows, que eram distribuídos por vários meios, desde on-line a download. Depois expandimo-nos para Mac, PlayStation e X-Box. Uma das nossas primeiras aplicações, que é também a nossa mais bem sucedida aplicação, foi o Diner Dash, que em conjunto com as nossas outras aplicações já foram descarregadas 600 milhões de vezes. Contudo, há cerca de dois anos a empresa começou a mudar de jogos para PC e Mac, para jogos para plataformas móveis e sociais. E há 6 meses, os investidores vieram ter comigo no sentido de irmos para os jogos móveis, e definimos isso como estratégia. E então, desde que entrei em Novembro passado, que tenho seguido o caminho das plataformas móveis, principalmente o iOS.
Perguntavas-me sobre o desenvolvimento para Mac, e esse foi por onde começamos. Mas agora já não desenvolvemos para Mac ou PC, mas os jogos continuam disponíveis na Mac App Store. Tanto o iOS como o Mac são duas das melhores plataformas, amigas do utilizador e de fácil aprendizagem.
A2A - Então estão agora concentrados no iOS e Mac. Não têm planos para o Android?
MD - Para breve não. Estamos agora comprometidos com o iOS, mas estamos a acompanhar o Android. Em termos de mercado ainda queremos mais do iOS, e há expansões a fazer. Temos estado muito centrados na América do Norte, mas queremos expandir-nos para Ásia, Pacífico e Brasil. Olhamos para essas regiões como as próximas apostas.
A2A - Achas que os gadgets como o iPhone e iPod são o futuro, ou irá sempre haver espaço para consolas dedicadas?
MD - Acho que sim. Vai sempre haver aquela parte da população ávida por jogos pesados, e para isso são precisas as consolas dedicadas. Mas o que está a acontecer é que as próprias consolas estão-se a abrir a outras plataformas. Por exemplo, a Nintendo anunciou a abertura do seu próprio mercado de jogos, há a X-Box Live onde podemos ter acesso a conteúdos diversificados e a entretenimento. Acho também, que daqui a 5 ou 8 anos, com a revolução do iPad, e quem sabe com a chegada de hologramas aos dispositivos móveis, o consumo de consolas dedicadas pode diminuir. Mais do que qualquer outro dispositivo, os smartphones vão ser os mais requisitados, como se fossem uma extensão na nossa vida social.
A2A - É verdade. Os smartphones vão tendo mais e mais características. Não são só para enviar mensagens e chamadas. Vê, por exemplo, no futuro a Nintendo a lançar um smartphone?
MD - Pode acontecer. Aliás, tem-se ouvido sobre a possibilidade do Facebook o fazer. Se antes os smartphones eram um centro de comunicação, hoje são um centro de entretenimento. As comunicações passaram para segundo plano, são agora secundárias. As voz está a tornar-se um meio de comunicação secundário.
A2A - Sobre o Diner Dash. Quanto tempo demorou a aplicação a estar pronta?
MD - Se estivermos a falar do primeiro Dash, demorou cerca de quatro meses. Não foi trabalho de uma pessoa só, mas do estúdio. Cada grupo de jogos tem um produtor, um designer, um artista, engenheiros e gestores de produtos. Dependendo do tipo de jogos temos um ou dois engenheiros a trabalhar no jogo. E também, dependendo do jogo, a conclusão do mesmo poder estar pronta entre três a seis meses, mas estamos a diminuir cada vez mais esse tempo.
A2A - Sobre o preço das aplicações. A maioria está a 0,99 dólares. Como determinam o preço de Diner Dash?
DM - Existem várias versões de Diner Dash, sendo que as para iPad são a 4,99 dólares. E depois temos os jogos freemium. Toda a indústria tem apostado neste conceito de jogos freemium, e nós no futuro, vamos ter os jogos freemium como regra. há cerca de um ano 90% das nossas receitas vinham de aplicações pagas. Atualmente as aplicações pagas representam 20% das nossas receitas. O resto é de conteúdos freemium.
A2A - Os 2,99 dólares para iPhone e iPod são preços justos, ou se pudesses aumentavas?
MD - Os nossos produtos universais [as aplicações que dão para qualquer iDevice] são a 2,99 dólares, e acho que têm um preço razoável, tendo em conta o ambiente competitivo. Não digo que não haja mercado para jogos de 8 ou 9 dólares, mas no nosso catálogo ficamo-nos pelos 4,99 dólares para iPad. Já apresentamos os dois preços [4,99 e 2,99 dólares] e não vimos grandes quebras nas vendas. Mas acho que os nossos preços são justos e razoáveis: 2,99 para universais e 4,99 para iPad.
A2A - O nome Diner Dash, onde o foram buscar?
MD - Não estou aqui desde o início. O próprio jogo tem sido desenvolvido ao longo dos anos com várias variantes: Diner Dash, Cooking Dash, Weding Dash, Hotel Dash. A nossa audiências dos jogos tem sido maioritariamente feminina, cerca de 70%. Quanto ao nome, não sei ao certo de onde veio e como veio.
A2A - Inventem alguma coisa em Marketing?
MD - Investimos muito pouco. Com milhares e milhares de aplicações na App Store como é que nos destacamos? A verdade é que a marca Diner Dash e PlayFirst são já conceituadas no mercado. Temos milhões de downloads todos os meses, e graças e isso temos já um bom nome. Não precisamos de grandes gastos em marketing.
A2A - Fora dos EUA, recebem feedback dos utilizadores?
MD - Claro. Recebemos feedback da App Store, on-line, e-mails. Temos uma pessoa dedicada ao apoio a esse feedback. Porque significa muito para nós alguém gastar o seu tempo a deixar-nos algum feedback de uma aplicação. Por isso levámos esse feedback a sério, lê-mos tudo, e tudo é levado em conta para melhorar os nossos jogos.
A2A - Fora dos EUA, de onde é que esse feedback chega?
MD - Não temos grandes registos disso. Embora leia-mos todos os feedbacks, estamos ainda muito virados para dentro dos EUA. Ainda assim, cerca de 8% vem do Reino Unido, outros 8% da UE e ainda alguns da Austrália, China e Japão. Mas vamos virar-nos mais para o exterior e aumentar estas percentagens.
A2A - Essa viragem para o exterior, como vai acontecer?
MD - Estamos a pensar primeiro para a Europa e Ásia, simultaneamente. No Pacífico queremos fazer parcerias de distribuição, e estes são os dois primeiros. Depois esperamos virar-nos para o Brasil, que embora não conheçamos muito essa realidade, contamos poder contar com a vossa ajuda, para expandir a nossa presença no Brasil.
A2A - E quanto a novas aplicações? Estão algumas a caminho?
MD - sim vamos lançar uma amanhã [hoje] chamada Mall Stars. É um novo género em que estamos a entrar, muito inovador. Basicamente, temos uma variada combinação de estilos, estilo Tycoon, e depois construímos o nosso próprio Centro Comercial. Temos de manter os nossos clientes animados, cada uma com a sua própria personalidade e preferências, que têm de ser satisfeitas pelo jogador. Desde a lenda desportiva à modelo, todos têm gostos diferentes e extravagâncias que querem adquirir no nosso Centro Comercial.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
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Ja baixei o jogo e estou viciado!! Mto bom!
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