quarta-feira, 27 de junho de 2012

Estudo revela que taxa de fidelização é 52% maior no iOS que no Android

Um estudo da Localytics chegou a uma conclusão importante sobre o novo comportamento dos developers. Developers de carreira, mais do que preocupados com o número de vendas para as plataformas do iOS e Android, preocupam-se principalmente em manter os utilizadores fieis aos jogos e a produtos futuros. E nessa medida o estudo chegou à conclusão que os utilizadores do iOS são mais fieis que os do Android. Quer isto dizer que os utilizadores do iOS ligam muito mais a quem está por detrás das aplicações, e procuram depois saber outras sobre outras aplicações desse developer, de maneira a seguirem o seu trabalho.



No total a indústria dos jogos móveis melhorou a retenção e compra do cliente em 19% no último ano, mas existem diferenças entre as duas plataformas: apenas 23% dos utilizadores Android abrem uma aplicação mais de 10 vezes, enquanto esse número no iOS aumenta para 35%. Além disso, as taxas de retenção são 52% maiores nos utilizadores do iOS do que no Android.


As taxas de retenção começam com grande crescimento, mas tendem a cair drasticamente nos primeiros dez lançamentos da aplicação. Uma vez passados os 11 lançamentos, os utilizadores tendem a usar essa aplicação regularmente. Mas é nas primeiras 10 aberturas que os utilizadores decidem se a aplicação é aquilo que procuravam. As taxas de retenção em utilizadores que abriram uma aplicação menos de 10 vezes estão abaixo dos 2%.



Para este estudo foram analisadas aplicações instaladas em mais de 300 milhões de dispositivos, nas maiores plataformas - iOS e Android. O estudo concluiu ainda que em Março, cerca de 26% das aplicações descarregadas foram abertas apenas uma vez. Num mercado cada vez mais virado para o conceito freemium, que assenta no in-app purchase para manter as aplicações lucrativas, os developers procuram agora manter os utilizadores fidelizados a essa aplicação.


A Localytics diz ainda no estudo que esta taxa de retenção maior nos utilizadores do iOS do que nos Androids, é fruto também da maior taxa de retenção dos utilizadores do iPhone ao próprio iPhone. Ou seja, enquanto que 94% dos utilizadores de um iPhone esperam que o seu próximo smartphone seja um iPhone, essa percentagem desce para 47% nos utilizadores Android que dizem que se vão manter nessa plataforma.


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Para comentarem este Post podem usar ou a integração do Facebook através da nossa aplicação, ou usando o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.



Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

Sem comentários:

Enviar um comentário