Google e Apple são duas pioneiras no reconhecimento de voz em smartphones, sendo a com mais experiência e a que mais avançou a Google. A relação entre as duas já foi cordial, com um membro fundador da Google a chegar a fazer do quadro de consultores da Apple. Mas têm-se vindo a separar cada vez mais, tendo sido essa separação mais acentuada agora com a criação dos mapas pela própria Apple, e com o lançamento do Nexus 7, o tablet da Google.
Num artigo da Fortune, Piper Munster decidiu colocar à prova a precisão tanto do Google Voice como do Siri, no que toca a responder a perguntas. Então perguntou ao iPhone 1600 perguntas, 800 delas numa sala em silêncio e outras 800 numa rua na cidade de Minneapolis. O mesmo procedimento foi feito a um smartphone Android. Os resultados, são de longe, melhores no Google do que no Siri. Senão vejamos:
- O Google percebeu 100% das perguntas (tanto numa sala como na rua)
- O Google respondeu às perguntas acertadamente em 86% das ocasiões
- O Siri compreendeu 83% das perguntas na rua, e 89% numa sala em silêncio.
- O Siri respondeu acertadamente apenas a 62% das perguntas na rua, e a 68% na sala.
Para alguns pode parecer surpresa, para outros nem tanto. Vejamos: O Siri usa o próprio Google nas suas pesquisas. Munter apurou que 60% das pesquisas dadas pelo Siri, vieram do Google. E quer queiramos quer não, o Siri ainda não é tão bom quanto a Apple o faz parecer, embora também tenhamos de reforçar que é uma ferramenta que ainda não saiu da fase beta.
O iOS 6 está a chegar, e o Siri vai ser melhorado consideravelmente. Mas aqui, temos de dar o braço a torcer, o Google leva a melhor, fazendo uso dos seus largos anos de experiência na área.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Para comentarem este Post podem usar ou a integração do Facebook através da nossa aplicação, ou usando o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
Sem comentários:
Enviar um comentário