quarta-feira, 11 de julho de 2012

Apple retira certificado ambiental de todos os produtos

Depois da Apple deixar o slogan “livre de vírus” nos seus Macs foi agora a vez do símbolo de “amigo do ambiente” cair em todos os produtos Apple. Esta distinção era dada pela EPEAT (Electronic Production Environmental Assessment Tool), que anunciou a retirada do selo à Apple.



O que fazia grande parte dos consumidores adquirir um produto Apple era o não ser preciso um antivírus e os produtos respeitarem as regras ambientais. Coisas que agora foram postas de parte pela Apple. As regras da EPEAT era definidas por fabricantes, agenciais governamentais e até escritórios de advogados que defendem que deve ser considerado produto reciclável aquele que permite desmontar os componentes considerados mais verdes.


Quer isto dizer que o utilizador comum devia conseguir, sozinho, retirar dos dispositivos da Apple os componentes verdes com uma ferramenta normal, de maneira a separar os componentes tóxicos (baterias por exemplo). E segundo o CEO da EPEAT o caminho seguido pela Apple no design não vai ao encontro dessas regras. O próprio CEO revelou-se um pouco desiludido pelo facto da Apple já não querer seguir estes padrões, já que eram um dos grandes defensores da causa.


Hoje, o The Loop, conseguiu uma declaração oficial da Apple, pela porta-voz Kristin Huguet, dizendo que a Apple continua a preocupar-se com a medição do seu impacto ambiental, e que todos os seus produtos seguem as regras restritas do governo americano. Huguet disse ainda que a Apple é das únicas que tem relatórios públicos sobre emissões de gases no seu site, e que os produtos da Apple são largamente superiores noutras áreas que não são medidas pela EPEAT. E isso terá contribuído para o fim da ligação entre as duas.


O The Loop lembra que, além de não medir da libertação de toxinas, a EPEAT também não faz medidas em smartphones e tablets, um mercado em que a Apple é líder. Também a título de exemplo o blog diz que a DELL tem 171 produtos na lista da EPEAT, mas que no site da própria DELL nenhum dos seus computadores têm a estrela de eficiência energética definida por padrões dados pelo governo americano. Quer tudo isto dizer que sim, é triste a Apple ter saído da EPEAT porque sempre era mais uma garantia ambiental, mas por outro lado não é assim tão importante porque a mesma não fazia medições ambientais em áreas cruciais para a Apple.


Não faz muito tempo também que a Greenpeace tenha criticado fortemente a Apple, mais precisamente o iCloud, por uso e consumo excessivo de energia, grande parte dela vinda do carvão. Mas rapidamente foi anunciado novo centro de dados suportado inteiramente por energias renováveis. Os tempos estão a mudar!


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Para comentarem este Post podem usar ou a integração do Facebook através da nossa aplicação, ou usando o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.



Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

//
//

Sem comentários:

Enviar um comentário