O lobby. Esta palavra normal nos EUA, mas confundida (mal ou bem) com corrupção em Portugal e no Brasil. O lobby é a atividade de pressão feita por grupos, com o objetivo de interferir com o poder público e legislativo, geralmente em favor do poder privado. Nos EUA é uma atividade regulamentada e tida como normal, sendo o lobista uma profissão como outra qualquer.
Posto esta explicação, segundo um site governamental americano a Google gastou 10 vezes mais que a Apple em lobby. Diz o 9to5Mac que no Q2 de 2012 a Google gastou 5 milhões de dólares em lobby, quanto a Apple ficou-se pelos 500 mil dólares. Tudo isto só em lobby no Congresso dos EUA.
Quer isto dizer que a Google sente muito mais a necessidade de alguém que mexa nos cordelinhos por ela do que a Apple. A lista de lobby da Google vai desde a lei “Da não localização de crianças” até “problemas relacionados com o transporte de baterias”. Já quanto à Apple tem lobbys ligados ao ambiente, curiosamente num deles está a EPEAT, com quem teve um desentendimento recentemente.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
//
//
Sem comentários:
Enviar um comentário