Não é notícia para ninguém que a Apple tem altas margens de lucro nos seus produtos. No hardware as margens desse lucro variam entre 30 a 50%, e esta é uma das razões pela qual a Apple é uma das empresas que mais dinheiro tem em banca. O que poucos sabem é que o iPhone faz muito, mas muito dinheiro, o dobro do que faz o iPad.
Quem o diz é a Reuters, que informa que a venda de iPhones de Abril a 2010 a Março de 2012 teve margens de lucros que oscilaram entre os 49 e 58%. Já o iPad, neste mesmo período, teve margens de lucro que variam entre 23 e 32%.
Quer isto dizer que a Apple já chegou a ter margens de lucro superiores a 50% por cada iPhone que vendeu. Esta não é a primeira vez que os preços da Apple são postos em causa. Aliás, se há coisa em que a Apple é posta em causa é nos preços altos a que vende os produtos.
Um iPhone 4S, no site da Apple, está disponível a partir de 629€. Já o novo iPad pode ser comprado por 599€ (Wi-Fi + 3G). Ora um novo iPad com 3G, com ecrã maior, as mesmas aplicações para iPhone, mais profissional e cómodo para tarefas como leitura e apresentações, consegue ser em mais de 100€ barato que o iPhone 4S. E é aqui que percebemos que as margens de lucro dos dois produtos têm de ser substancialmente diferentes nos dois produtos.
É claro que antes do produto ser levado para o mercado a Apple teve de pagar por todo o desenvolvimento do iPhone. Desde o Software ao Hardware tudo teve de ser desenvolvido e produzidos protótipos antes de chegarem a um produto final, e todo esse desenvolvimento custa dinheiro. Ainda assim, a Apple tira demasiada margem de lucro dos seus iPhones.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
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