quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Casos de corrupção numa loja de retalho da Apple

Ontem o Gizmodo publicou um artigo sobre aquela que parece ser a Apple Store mais corrupta dos EUA. No artigo, que vale a pena ler, são descritas várias formas nada éticas sobre como os gerentes de loja e colaboradores trabalham. Por exemplo, uma gestora regional deu, gratuitamente, produtos da Apple em troca de uma cirurgia de redução de peso. Além disso emprestava produtos da loja durante meses, em troca de outros pequenos favores.



Os próprios Genius dessa loja levam iPhones para casa da maneira que querem. Partem esses iPhones por puro gozo e substituem-nos, abrindo eles próprios um caso fictício como clientes para justificar a substituição do iPhone. Mas não se ficam por aqui. Eles também prejudicam o cliente, havendo casos onde apagaram os discos rígidos de clientes só porque sim.


Claro que o Gizmodo está longe de ter uma boa relação com a Apple, desde que comprou o protótipo do iPhone 4 encontrado num bar em São Francisco. A partir de então o blog deixou de ser convidado para as keynotes. Mas hoje, o The Dallas Morning News veio confirmar a mesma notícia, e aponta a Loja da Apple em NorthPark Center como a denunciada pelo Gizmodo.



Trata-se de uma das maiores lojas no Texas e, por isso mesmo, custa a creditar que tal tenha vindo a acontecer que qualquer castigo por parte da Apple. É verdade que é dada muita autonomia às lojas de retalho da Apple, mas fechar os olhos está longe de ser a maior solução. O 9to5Mac tem vários utilizadores que se queixam desta e de outras lojas. Uns podem nunca ter dado por nada, sendo lá clientes habituais, mas todos eles concordam com o mau atendimento. Há inclusive um caso de um utilizador que teve um iPhone de substituição enquanto o seu estava a arranjar, onde a conta do iCloud ligada àquele iPhone era de um colaborador daquela loja. Esse colaborador usou aquele iPhone apenas por um dia.



Ainda assim as lojas de retalho da Apple não deixam de ser um ótimo lugar para trabalhar. O NYT recolher vários testemunhos disso, mas há sempre lojas que são a exceção. Uma coisa é certa, o Gizmodo acendeu a fogueira e o Dallas Morning e 9to5Mac confirmaram o fogo...não vai demorar muito para a Apple tomar uma posição.


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

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