Quando a palavra segurança aparece associada a um sistema operativo móvel, é impossível não falar do iOS. Comparando Windows Phone, Android e iOS, este último é o mais robusto e o que oferece mais garantias de segurança aos utilizadores, não fosse o único que não tem aplicações antivírus, simplesmente porque não precisa delas. O Technology Review, um dos blogs do MIT, fez uma análise à evolução da segurança do iPhone, chegando à conclusão que a Apple tem vindo a ganhar mais aceitabilidade no governo e empresas pela sua segurança. Essa segurança é de tal maneira tão bem conseguida que está na liderança da indústria de criptografia, sobrevivendo a praticamente todas as tentativas de invasão.
![]()
A arquitetura de segurança usada pela Apple é o AES (Advanced Encryption Standard), um sistema de 1998, mas que depois de ter sido analisado durante décadas é hoje reconhecido como inquebrável. O algoritmo é tão forte que nem um supercomputador consegue quebrar uma chave de 256-bit.

O acesso ao iPhone é feito através de PIN, com opção de mais um número de quatro dígitos para desbloquear a tela desse iPhone. Ora, no total são 8 dígitos que estão a proteger o nosso iPhone de ataques. Contas feitas pelo Tehcnology Review um ataque de força bruta ao iOS e a correr 80 milissegundos por tentativa, demoraria 15 anos até que o iPhone fosse comprometido na sua segurança. Amber Schroader, CEO da Paraben, um fornecedor de software forense, hardware e serviços para smartphones diz que de todos os smartphones e sistemas operativos, o iPhone e iOS são os que mais segurança dão. Na Paraben são vários os casos civis onde não se conseguiu extrair informação do iPhone devido à sua encriptação.
O Technology Review não revelou nada de verdadeiramente novo, já que todos estes dados já eram conhecidos. Mas não deixa de ser mais uma instituição de crédito, como é o MIT, a reconhecer o iOS e o iPhone como o sistema operativo móvel e smartphone mais seguros do mundo.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
//
// <![CDATA[
// ]]>
O AES não é uma arquitetura de segurança, é apenas um algoritmo de criptografia, aberto, que pode ser usado por qualquer sistema. Eu mesmo já usei diversas vezes em softwares que desenvolvo e ele por si só não garante a "segurança" de um telefone. Além disso, o AES não é inquebrável, pois nenhum algoritmo de criptgrafia o é. Ele apenas é muito resistente à ataques de força-bruta, como mencionado no artigo.
ResponderEliminar