sábado, 25 de agosto de 2012

Oficial: Apple ganha guerra de patentes com a Samsung - Os resultados e as reações das duas gigantes

Foi difícil mas houve veredicto. Ontem decidiu-se sobre aquele que está a ser o julgamento do ano no mundo tecnológico. Depois de 21 horas de deliberação, o júri de nove pessoas decidiu a favor da Apple na maioria das infrações de patentes contra a Samsung. No total, a Samsung tem a pagar mais de mil milhões de dólares à Apple pelos danos.



Apesar de a Apple ter previsto 2.75 mil milhões de dólares, o número ficou longe, mas a balança pendeu totalmente para o lado da maçã. A Samsung que pedia indemnizações no valor de 421 milhões de dólares, não vai receber nem um tostão.


Ninguém esperava a decisão ontem, mas a verdade é que ela chegou. Depois de mais de três semanas, com vários materiais secretos revelados, e com horas e horas passadas a ler documentos técnicos o júri tomou a decisão. Certo é que este julgamento serve de aviso para outras gigantes tecnológicas antes de pensarem copiar a Apple ou processá-la em tribunal. A partir de hoje quem for à luta na justiça com a Apple pode sair com uma mão à frente e outra atrás.



Tim Cook não poderia comemorar o seu primeiro ano como CEO da Apple de melhor maneira. Conseguir mais de mil milhões de dólares dos cofres de uma das suas maiores rivais - a Samsung, é obra. A Apple já reagiu à decisão do tribunal, num pequeno comunicado que traduzimos em baixo:




Estamos agradecidos ao júri pelo seu serviço e por disponibilizar o tempo para ouvir a nossa história, e estamos emocionados para finalmente a podermos contar. A montanha de provas apresentadas durante o julgamento, mostrou que a Samsung foi mais fundo nas cópias do que aquilo que pensávamos. As ações judiciais entre Apple e Samsung eram muito mais do que sobre patentes ou dinheiro. Eram sobre valores. Na Apple, valorizamos a originalidade e inovação, e derramamos as nossas vidas fazendo os melhores produtos do planeta. Fazemos esses produtos para agradar os nossos clientes, não para que os nossos rivais os copiem flagrantemente. Aplaudimos o tribunal por achar o comportamento da Samsung intencional e por mandarem uma mensagem em alto e bom som de que roubar está errado.



A Samsung não demorou a responder:

O veredicto de hoje não deve ser visto como uma vitória para a Apple, mas uma perda para o consumidor Americano. Vai levar a menos escolhas, menos inovação, e potencialmente a preços mais altos. Infelizmente a lei de patentes pode ser manipulada para dar a uma empresa o monopólio sobre rectângulos com cantos arredondados, ou a tecnologia que está a ser melhorada pela Samsung todos os dias. Os consumidores têm o direito a escolher e sabem o que estão a comprar quando compram os produtos da Samsung. Esta não é a última palavra sobre este caso, ou noutras batalhas que estão a acontecer noutros tribunais pelo mundo fora, onde alguns até já rejeitaram muitas das queixas da Apple. A Samsung vai continuar a inovar e a oferecer escolhas para o consumidor.



Não se esperava outro discurso da Samsung. A verdade é que ela pode continuar a inovar e a oferecer escolhas ao consumidor, mas se essa inovação e escolhas continuar a passar por copiar a Apple, então a Samsung vai também ter de continuar a pagar indemnizações.


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.



Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

//
//

Sem comentários:

Enviar um comentário