domingo, 2 de setembro de 2012

Apple abre página de denuncia de aplicações copiadas ou com publicidade enganosa

A App Store está cheia de aplicações clones, com nomes enganadores e até com anúncios de que fazem aquilo que jamais a Apple permitiria. Há developers que se aproveitam da propriedade intelectual de developers sérios, querendo fazer dinheiro rápido e fácil com a distração de utilizadores menos atentos.



Mas a Apple já mudou parte deste problema. As aplicações que violem propriedade intelectual têm os dias contados, pois há uma página onde essas denuncias podem ser feitas. Segundo o CultofMac esta nova página pode e deve ser usada por utilizadores e developers. Sabemos que o crivo para entrar na App Store é apertado, mas há sempre aplicações que passam e vão continuar a passar. Mas agora podem ser denunciadas.


Não são só as aplicações que violem direitos de outros developers, ou aplicações semelhantes a outras mais conhecidas que podem ser denunciadas. Aplicações com publicidade enganosa, prometendo fazer aquilo que depois se revela uma armadilha de caça ao dinheiro, podem também ser denunciadas nessa página.


A página requer muitos dados fornecidos para que possamos fazer um denúncia. Por isso é de esperar que só developers que se vejam prejudicados usem a página de denúncia. Seria muito mais simples a Apple acrescentar um botão de denúncia junto das páginas das aplicações na App Store. O botão só poderia ser clicado se tivéssemos conectados com a nossa Apple ID, e a denuncia ficava marcada logo com os nossos contactos associados à Apple ID. Se depois esse Apple ID tivesse muitas falsas denuncias acumuladas perderia o direito a fazê-las.


Mas não está mal para começar. Através das nossas entrevistas a developers sabemos que são gastos meses e meses na programação de uma aplicação. E que depois chega um outro developer menos intencionado, que agarra na mesma ideia, muda o nome e começa a fazer dinheiro.


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.



Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

//
//

Sem comentários:

Enviar um comentário