domingo, 7 de outubro de 2012

Apresentação do mini iPad vai determinar a Apple de Tim Cook

O grau de certeza da existência de um mini iPad está em 99%. E apesar de Steve Jobs se ter mostrado a favor de um iPad menor, a sua participação nesse projeto terá sido muito residual, senão mesmo inexistente. Portanto, o mini iPad será o primeiro produto da Apple inteiramente conduzido por Tim Cook.



Segundo a Forbes, o lançamento do mini iPad será o indicador da futura direção que a Apple irá tomar na liderança de Tim Cook. Ao todo são cinco as áreas chave sobre o lançamento do mini iPad que mostrarão essa liderança.


1 - Capacidade de distorção de realidade - Steve Jobs sempre disse "Ninguém vai querer ver vídeos num ecrã pequeno como o do iPod", até que o iPod suportasse vídeos. Uma coisa que Steve Jobs disse nunca fazer sentido, anos depois anunciou como grande novidade cheia de vantagens para o utilizador. A mesmo coisa fez com o iPad, dizendo claramente que um tablet de 7.85 polegadas era irracional. Vamos ver agora a capacidade de Cook em contrariar o guru da Apple, justificando a existência de um mini iPad.


2 - O preço vai determinar a estratégia de Cook - Uma das grandes dúvidas desse mini iPad é o preço, sendo certo que a sua chegada é para competir com tablets a preços mais acessíveis como o Kindle Fire. A aposta de vários analistas tem sido os 299 dólares para um modelo de 16GB com Wi-Fi. Contudo, há outros concorrentes como a Google com o seu Nexus 7 a 159 dólares, havendo outros mais baratos com preços a irem tão baixo como 99 dólares com boa qualidade. Tim Cook terá de fazer uma escolha entre manter o padrão dos preços (altos) da Apple, ou entrar numa guerra cega de luta pelo menor preço. Aqui, com quase 100% certeza, escolherá a primeira opção.


3 - Admitir o erro nos Mapas - O pedido de desculpas está feito. Contudo, no dia de apresentação do mini iPad, e perante toda a imprensa convidada, Tim Cook, não vai conseguir evitar as perguntas sobre os mapas da Apple no iOS 6. O mundo vai estar de olhos postos sobre a maneira como o assunto é abordado. A Forbes indica até algumas possibilidades: Uma piada; assumir a culpa; deixar Scott Forstall explicar.



4 - Disponibilização dos produtos - Com a data da disponibilidade do mini iPad no mercado, e a velocidade a que ele chega a mais e mais países, dará uma ideia de como Tim Cook planeia disponibilizar os produtos da maçã no futuro. O tempo entre apresentação do iPhone 5 e disponibilidade no mercado foi um marco, esperemos que Cook mantenha essas metas para futuros produtos da Apple. Por outro lado, por muito que Cook trabalhe é quase impossível que consiga com que a Apple tenha resposta para toda a procura que se fará sentir.


5 - A apresentação dos produtos - É impossível bater as apresentações de Steve Jobs. Os exemplos eram mostrados ao vivo, com muita interação entre Jobs e os outros executivos da Apple. Por exemplo, a apresentação do iPhone 4 com uma chamada por FaceTime entre Steve Jobs e  Jony Ive. Víamos as coisas a funcionarem ao vivo, o que à exceção dos jogos, pouco tem sido visto em uso real nas apresentações da Apple com Tim Cook. É essencial que vejamos, ali, ao vivo, as novas potencialidades do novo produto da Apple e não ficar apenas pelo slide demonstrativo da Keynote.


Que o mini iPad será outro sucesso nas vendas da Apple também ninguém dúvida. A procura será assombrosa, mas o mini iPad marca o primeiro produto de Tim Cook. Vai ficar demonstrado quais os seus planos, embora ele já os tenha vindo a demonstrar aos poucos.


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

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