terça-feira, 30 de outubro de 2012

Browett e Forstall são baixas na Apple, com Tim Cook a montar a sua equipa


A Apple anunciou mexidas na sua equipa de topo, uma delas algo surpreendente. Da Apple vão sair John Browett e Scott Forstall, o primeiro é vice presidente sénior das lojas de retalho Apple, o segundo e o vice presidente sénior de software, tendo em mãos o desenvolvimento do iOS. A saída de Browett tem efeitos imediatos, enquanto a de Forstall será consumada em 2013.



Para já a Apple está à procura de outro responsável das lojas de retalho. A saída de Browett não é de todo inesperada, dado os problemas que as lojas tinham vindo a ter recentemente, gerando alguma confusão e até causando alguns sustos aos colaboradores, nomeadamente com despedimentos para as lojas poderem lucrar mais. Browett apenas esteve na sua cadeira 6 meses.


Já a saída de Forstall vai implicar mais responsabilidades para outros executivos da maçã. Bob Mansfield, Jony Ive, Eddy Cue e Craig Federighi são alguns dos que vão ficar com mais responsabilidades com a saída de Forstall. Na declaração da Apple é dito que Federighi será o responsável pelas equipas do iOS e OS X, que vão passar a estar sobre a mesma alçada. É por isso previsível que os dois sistemas operativos venham cada vez mais ao encontro um do outro.



Jony Ive vai continuar como chefe do design dos produtos Apple, mas será também o responsável pelo interface do iOS, tal como pela ligação entre vários departamentos. Já Eddy Cue, vai ser o responsável pelo Siri e Mapas, além dos serviços online, como o iCloud, iTunes e lojas digitais da Apple.


Bob Mansfield, que já esteve para sair da Apple, vai voltar a ter um papel de líder. O antigo responsável pelo hardware, vai agora liderar o grupo de tecnologias da Apple, que é composto pela equipa de desenvolvimento de tecnologias sem fios e de semicondutores.


Estas decisões, principalmente a saída de Forstall, mostra que Cook quer montar a sua própria equipa, à sua própria imagem. Mas a saída de Forstall tem por detrás outros problemas. Segundo o WSJ, e depois confirmado pelo NYT, Forstall terá recusado assinar a carta onde a Apple pede desculpas pelos Mapas, e Cook terá então forçado a sua saída. Lembramos que a carta acabou apenas por ter vindo assinada por Tim Cook.


Ambos os jornais dizem ainda que muitos dentro da Apple sempre olharam para Forstall como alguém que "nunca encaixou bem na cultura da Apple". São grandes mudanças na Apple e só o lançamento dos próximos produtos permitirá perceber se foram boas ou más escolhas.


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.



Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

//
//

Sem comentários:

Enviar um comentário