segunda-feira, 1 de outubro de 2012

[Opinião] Tim Cook escolheu finalmente a sua forma de liderança na era pós Steve Jobs

O pedido de desculpas de Tim Cook a propósito dos mapas da Apple surpreendeu todos. Uma coisa é certa, Tim Cook tem uma forma de liderar completamente diferente da de Steve Jobs. A Apple de Steve Jobs raramente admitia um falhanço, caracterizando-se por uma empresa fantástica com grande dificuldade em admitir erros.


Nesta fase pós Steve Jobs tanto o CEO, como os restantes executivos da Apple parecem estar a assumir mais erros, além de mostrarem mais vontade em assumi-los. De tal maneira que a Apple fez um pedido de desculpas em cada um dos últimos três meses.



O primeiro pedido veio em Julho, depois da Apple retirar-se da EPEAT, um sistema que informa os seus utilizadores sobre se o produto que estão a adquirir é ou não amigo do ambiente. Na altura a Apple foi duramente criticada por remover o selo da EPEAT, e não demorou em repor o selo, acompanhado de um pedido de desculpas. Não foi bem um pedido de desculpas mas sim um "isto foi um erro".


Em Agosto foram os vários rumores de que a Apple estaria a cortar nos orçamentos das suas lojas de retalho. Esses cortes insidiam no pagamento de horas extra ao staff, que terá sido a primeira medida imposta pelo novo Vice Presidente Sénior do Retalho, John Browett, para tornar as lojas ainda mais rentáveis. A Apple negou que as mudanças estivessem a ser feitas por causa do lucro, mas também admitiu que as mudanças foram um erro.


Em Setembro, foi toda a história dos mapas que todos já conhecem. Porque está a Apple a errar mais agora? Muitos pensam que a Apple ainda está em processo da transição, com Tim Cook ainda a tentar agarrar com as duas mãos o leme da Apple. Mas parece que só agora Cook decidiu qual o tipo de liderança que quer transmitir, uma liderança que sabe admitir os seus erros.


Mas isto só acontece agora. Porque há bem pouco tempo, mas ainda antes destes pedidos de desculpas, a Apple foi duramente criticada pelos novos anúncios publicitários do Siri e dos Genius. As críticas foram de tal maneira duras, alegando que nada ali era Apple. Falta de simplicidade, entre outros elementos chaves das outras campanhas da maçã, mas o que incomodou os utilizadores foi que a Apple parecia estar a tratá-los como...burros. Então, silenciosamente, sem pedido de desculpas de Tim Cook, ou qualquer outro tipo de declaração, os vídeos foram apagados.



Um pouco mais tarde a Apple faz outra asneira, com o lançamento da aplicação Podcast. Muitos blogs criticaram a aplicação pelo seu design pobre e a lentidão com que o conteúdos eram carregados. A aplicação chegou mesmo a ter uma média de 2.5 estrelas na avaliação dos utilizadores no iTunes. Passado um mês a Apple responde às queixas com o lançamento de um update à aplicação, mas ninguém nunca comentou a aplicação por parte da Apple.


Só a partir dos finais de Julho, Tim Cook parece ter escolhido o novo caminho: o da Apple assumir os erros e assumir o compromisso de que trabalha arduamente para os resolver. Mas desenganem-se os que pensam que Steve Jobs teve um reinado intocável. O facto dele raramente ter pedido desculpas, não impede de a Apple ter tido vários erros. Apenas ninguém, na altura, admitiu que erro.


Foi com Steve Jobs que a Apple teve o problema "Antennagate" no iPhone 4. Jobs ao início chegou mesmo a dizer que os utilizadores estavam a segurar mal no iPhone, mas umas semanas mais tarde, e muitas mais críticas depois, Jobs teve de interromper as férias e admitir "Fizemos asneira". De resto a liderança de Jobs passava um pouco pela distorção de realidade e pelo poder de persuasão que tinha, levando a sua opinião para a frente não importasse o quê.


É impossível a Cook conseguir o carisma de Jobs, e começou agora a perceber que tem de liderar à sua maneira. Vamos ver é de que liderança os consumidores gostam mais.


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

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