domingo, 4 de novembro de 2012

10 factos interessantes na história da Apple


Se há empresa que mais produtos que se tornaram lendas tem, principalmente no ramo tecnológico, é a Apple. O MP3 tornou-se sinónimo de iPod, smartphone de iPhone, e tablet de iPad. Mas há coisas que podemos não saber sobre a maçã, e alguns factos são bem interessantes.



1 - A Apple é a maior empresa de tecnologia do mundo

2 - Steve Jobs e Steve Wozniak tiveram um terceiro parceiro no primeiros dias da Apple. Era Ronald Wayne, que vendeu os seus 10% da empresa por 800 dólares em 1976.


3 - O primeiro iPod tinha uma surpresa. Indo até ao menu "Sobre" e pressionando o botão central por alguns segundos, permitia aos utilizadores jogar o Breakout enquanto ouviam a sua música. O jogo foi desenvolvido pelo próprio Steve Jobs, com a ajuda de Steve Wozniak, durante o seu tempo de trabalho na Atari.


4 - Apesar do perfil profissional e de excelência dos computadores, os Macintoshes representam apenas, cerca de 10% do mercado de computadores pessoais.


5 - Em 2011 a Apple teve lucros de 400 mil dólares por cada um dos seus empregados.

6 - Em 1994 a Apple lançou a primeiro câmara digital a cores para o mercado de massas. A QuickTake 100 tinha uma resolução inferior a 1MP, não tinha ecrã digital e ficava com a memória cheia com apenas 8 fotos tiradas. O produto foi descontinuado quando Jobs voltou à Apple em 1997.


7 - Apesar de terem aparecido em 2007, os iPhones representam mais de 40% das fontes de receita da Apple em 2011. Mais de 3/4 do lucro da maçã vem de produtos que foram inventados na última década.


8 - Durante os últimos 15 anos na Apple, Steve Jobs apenas recebia um salário anual de 1 dólar como CEO. O dinheiro que deveria ser canalizado para o seu salário era usado para dotar a empresa de cuidados de saúde para os colaboradores. Claro que Jobs nem precisava de salário, já que tinha uma fortuna calculada em 7 mil milhões de dólares.


9 - Em 1976, precisando desesperadamente de dinheiro para comprar as peças necessárias para as encomendas do Apple I, Jobs e Wozniak decidiram liquidar todos os seus bens. Jobs vendeu a sua carrinha Volkswagen e Wozniak até vendeu a sua calculadora de bolso. Convém dizer que a calculadora era uma HP-65, uma das primeiras calculadoras programáveis a ser lançada, que custava já na altura 500 dólares.


10 - Apesar de Jobs fazer parte da história de sucesso da Apple, ele também foi responsável por muitos produtos que resultaram em autênticos falhanços. Entre eles estão o Cube, o PDA Newton e o Apple Lisa.


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.



Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

//
//

Sem comentários:

Enviar um comentário