
A Foxconn é uma empresa constantemente debaixo de fogo, principalmente pelas más condições de trabalho que oferece. A Apple já se viu obrigada a pedir e contribuir com melhorias das condições de trabalho na Foxconn. Mas parece que o presidente da Foxconn, Terry Gou, desistiu da ideia e começou a pensar no futuro, em detrimento das condições de trabalho para a Foxconn. Gou começou já o seu plano de substituir as pessoas por robots.
Terry Gou já tinha dito que nos próximos três anos a Foxconn vai substituir um milhão dos seus trabalhadores por robots. E parece que os planos começaram agora, com os primeiros 10 mil robots, chamados de Foxbots, a entrarem em funções. E até ao final deste ano mais 20 mil robots vão ser instalados nas fábricas.
Segundo a TechWeb os Foxbots são fabricados pela própria Foxconn, e por isso é muito difícil dar muitos pormenores sobre as máquinas. Contudo, o custo estimado de um Foxbot é de entre 20 a 25 mil dólares, três vezes mais do que um salário de um trabalhador num ano.
Apesar da Foxconn ter vindo a aumentar em 25% os salários do colaboradores, tal processo não se deverá manter. Até porque estes Foxbots não são ajuda para os colaboradores, mas sim substitutos. A Foxconn emprega atualmente 1.2 milhões de pessoas, ora daqui a três anos serão apenas 200 mil os empregados na empresa, resultando num grande despedimento dos restantes.
Resta saber se é assim que a Foxconn pretende responder à demanda dos produto Apple, tal como se isto resulta mesmo numa melhoria na qualidade dos produtos.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
//
//
Sem comentários:
Enviar um comentário