quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Apple poderá abrir fábrica de chips em Nova Iorque


A Apple procura cada vez mais depender menos de produtos de marcas com a qual concorre diretamente. Aconteceu com a mudança de parte da produção de chips para a TSMC, e com o desenvolvimento de infraestruturas e parcerias até para abandonar os chips da Intel. A Forbes vem agora dizer que a Apple prepara-se para gastar milhares de milhões de dólares na construção de uma fábrica de Chips perto de Nova Iorque.



Diz a Forbes que se o rumor se confirmar será uma decisão de risco para a Apple, já que esta depende de grandes quantidades de chips para os milhões de unidades que vende. Ao concentrar ou mudar de fabricante poderá passar por alguns apertos e interrupções no fornecimento de chips.


Ainda segundo a publicação, a Deloitte está à procura das instalações ideais para a fábrica de um cliente desconhecido, mas que tudo aponta para ser TSMC, que teria nessa fábrica um exclusivo de produção para a Apple. A área de Nova Iorque é quase uma certeza, num investimento da Apple que deverá rondar os 10 mil milhões de dólares.


Fazer investimentos em fornecedores, neste caso a TSMC, não é novidade na Apple. Em Setembro a maçã tinha investido 15 mil milhões de dólares em maquinaria e equipamento para vários dos seus fornecedores, numa altura que tinha 121 mil milhões de dólares disponíveis em dinheiro para investimento direto.


Se este rumor for verdade a Apple assume a estratégia de se afastar de fabricantes que concorrem consigo no mercado dos smartphones e computadores, como por exemplo a Samsung. Como a TSMC é uma empresa dedicada somente ao fabrico de componentes para smartphones e outros gadgets a Apple não corre risco de ficarem de costas voltadas.


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.



Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

//
//

Sem comentários:

Enviar um comentário