domingo, 30 de dezembro de 2012

Entrevista a Yonatan Zvik - CEO da Amonik e Produtor do jogo Mooniz


Depois da análise do jogo Mooniz deixamos agora a entrevista ao produtor do jogo e CEO da Amonki, empresa responsável pelo sucesso do jogo.




Addicted2Apple - Uma pequena apresentação da vossa parte.

Yonatan Zvik - Sou o CEO da Amoki e Produtor do Mooniz, uma aplicação para iOS engraçada e com enorme sucesso. Construí a ideia de raiz, angariei capital e consegui usar a minha capacidade de marketing e de comunicação móvel para ajudar o Mooniz a conseguir mais de 1 milhão de downloads. Tenho Licenciatura em Direito e Mestrado com especialização de Marketing e Publicidade. Sou viciado no mundo das tecnologias móveis e acredito muito no seu futuro.



A2A - Porquê desenvolver para iOS?
YZ - Simples: Tempo e dinheiro, os developers conseguem fazer mais dinheiro no iOS.

A2A - Porquê desenvolver este tipo de aplicação?

YZ - Como somos grandes fãs de jogos match-3 como o Bejeweled, decidimos adicionar uma mudança na organização do jogo de forma a mudar as peças do jogo.



A2A - O que mais e menos gostas em desenvolver para iPhone e usar o SDK?

YZ - Gosto de ver as pessoas a disfrutar o meu jogo. É muito engraçado ir na rua e ver um estranho a jogar Mooniz. Não gosto muito daqueles que fazem download da versão pirateada do Mooniz, ou daqueles que se queixam de que as compras integradas custam dinheiro. É frustrante que algumas pessoas não percebam que por detrás de cada jogo estão pessoas verdadeiras que trabalharam duro e gastaram tempo e dinheiro para darem a sua experiência.



A2A - Este tipo de gadgets, com interface multitoque, são o futuro dos jogos? Ou pensas que haverá sempre lugar para consolas dedicadas?




YZ - Acho que haverá sempre coisas novas, novas inovações com novas consolas. Tenho a certeza que a tecnologia da realidade aumentada vai ser melhorada, e que em breve seremos mesmo capazes de jogar por hologramas.



A2A - Quanto tempo demorou a fazer esta aplicação e como determinaste o preço?

YZ - A aplicação foi feita em 4 meses. O preço foi determinado pelas condições de mercado, quando o Mooniz foi lançado o preço médio era 0,99 dólares. Depois o modelo comum passou para freemium, de maneira que raramente a aplicação fica de forma gratuita por um dia (como promoção).



A2A - Como chegaste ao nome da aplicação?

YZ - Foi uma tarefa muito difícil. No inicio pensamos em Monster Mash, mas depois notamos que este nome já estava registado, e através de muitas reuniões e troca de ideias cheguei ao nome de Mooniz ou Moonix, a inspiração veio de duas fontes:


A - Eles são monstros da Lua (Moon) que invadiram a partir da Lua (Moon)

B - Mooning significa abanar o rabo, e estes pequenos monstros adoram abanar os rabos.

A2A - Porque devemos comprar ou experimentar o Mooniz?

YZ - Porque o jogo já foi descarregado mais de 1 milhão de vezes e o rating global é 4.5 em 5. Pessoas do mundo inteiro não param de escrever o quão viciados estão, e quão engraçados são estes monstros.



A2A - Com milhares de aplicações na App Store o que fazes para que ela se destaque das outras?

YZ - Combinação de várias coisas como: escrever sobre ela nas redes sociais, blogs e análises em blogs dedicados ao iOS e jogos, promoção por empresas como a Faad, baixas de preço de vez em quando, etc...




A2A - Todos tentam deixar a sua marca na criação de uma aplicação. Mas todos somos inspirados por algumas coisa. Onde foste buscar a inspiração?




YZ - A inspiração foi o Bejeweled e a minha inspiração de marketing foi Warren Buffet que disse um dia "A preparação é tudo. Noé não começou a construir a arca quando começou a chover".



A2A -Sobre planos para o futuro. Podes dizer alguma coisa?

YZ - Estamos a planear levar o Mooniz para o Android e depois lançar o Mooniz 2 (uma versão de ação com zombies).



(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.



Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

//
//

Sem comentários:

Enviar um comentário