Os Macs são conhecidos pela sua robustez e desempenho, mas, como todos os computadores, não resistem ao tempo. O Mac vai perdendo a sua fluidez, embora haja sempre algumas dicas que possam ajudar a recuperar algum desempenho. Aqui vamos identificar alguns problemas e propor a sua resolução.
1 - Pesquisa no Spotlight - O Spotlight é o sistema de pesquisa embutido no OS X, e cada vez que indexa dados faz com que o Mac fique mais lento. Estas indexações acontecem sempre que há uma grande atualização do sistema ou quando é conectado ao Mac um disco cheio de ficheiros. Os Macs mais recentes, com memória SSD, não sentem este abrandamento como os Macs mais antigos.
Solução: Não há muito a fazer na verdade. Ou esperam que o Spotlight faça a indexação, que geralmente não leva muito tempo, ou navegam a Preferências do Sistema>Spotlight e escolhem quais os tópicos que querem ver indexados ao Spotlight.
2 - Atualização de Software - Os Macs mais recentes recebem os updates via Mac App Store, enquanto os restantes pelo Update de Software. Em ambos os processos, a descarga de ficheiros gera um abrandamento temporário do sistema.
Solução: A solução passa por não deixarem muitas atualizações por instalar. Devem, assim que houver uma atualização por fazer, descarregá-la e instalá-la, mesmo que isso signifique que o Mac tenha de reiniciar. Quantas mais atualizações acumularem mais vai demorar quando as decidirem fazer.
3 - Pouco espaço em disco - A qualquer um de nós vai chegar a altura em que vamos ficar com muito pouco espaço em disco. Com isso o Mac vai ficar mais lento, tal como qualquer outro computador. Por vezes não são só as aplicações que achem o espaço, há muitos ficheiros temporários em cache que ocupam mais espaço do que estamos à espera. E como o disco está cheio, o facto de o Mac ser obrigado a guardar mais coisas em cache faz com que fique cada vez mais lento, já que tem de ir apagando o cache mais antigo para substituir pelo novo.
Solução: A primeira coisa a fazer é livrarem-se de ficheiros que já não precisam. Primeiro vão à pasta das Descargas e apaguem tudo aquilo que não precisam. Depois podem recuperar algum espaço em disco com aplicações como o OmniDiskSweeper ou CCleaner, que ajudam a perceber onde está concentrado o maior peso. Lembrem-se que sempre que apagarem grandes volumes de ficheiros devem reiniciar o Mac para que o caches sejam limpos de vez.
4 - Sem memória RAM - Um dos grandes dramas para qualquer pessoa com computador. Quando o sistema consome toda a memória RAM o Mac vira-se para a memória virtual, ou seja, começa a usar memória do disco para guardar informação. Isso faz com que o Mac fique lento, muito lento. Para saberem se o vosso Mac tem a RAM a ser toda consumida vão a Aplicações>Utilitários>Monitor de Actividade e no separador memória do sistema vejam se têm um valor destacado a vermelho.
Solução: Há pequenos pormenores que podem ajudar num menor consumo de RAM. Por exemplo, encerrem aplicações que não estejam mesmo a ser usadas, relancem aplicações que estão a usar há muito tempo, nomeadamente os browsers. Claro que se nada disto ajudar devem considerar aumentar a memória RAM do Mac. É a coisa mais fácil de fazer num Mac, qualquer utilizador pode fazer.
5 - Alta utilização do Processador - Para quem lida com aplicações muito pesadas, que exigem muito do CPU e da bateria podem ver o desempenho do Mac cair a pique. Para saber se o processador está a ser puxado ao máximo vão novamente a Aplicações>Utilitários>Monitor de Actividade, mas desta vez abram no separador que diz CPU.
Solução: Aqui pouco há a fazer que não seja a utilização razoável de aplicações pesadas. Tentem, por exemplo, ter apenas uma dessas aplicações pesadas aberta. Por exemplo trabalhar com uma aplicação de edição de vídeo e outra de edição de imagem, tendo depois um browser e iTunes aberto, além de e-mail e redes sociais, pode levar a uma alta utilização do processador. O CPU é algo que não se pode mudar facilmente num Mac, quando ele deixa a desejar no desempenho devem seriamente pensar num upgrade à própria linha do vosso Mac.
6 - Ambiente de Trabalho cheio - É preciso reter esta ideia: Os Macs não foram feitos para pessoas desorganizadas. Se são daqueles utilizadores que têm o ambiente de trabalho cheio de ficheiros e pastas devem seriamente pensar em mudar o comportamento. Quanto mais cheio o ambiente de trabalho mais lento fica o Mac.
Solução: Não é muito difícil. Percam umas horas a organizar o vosso Mac, separando e organizando tudo em Pastas dentro dos Documentos, por exemplo. O Mac é para estar limpo e organizado, se são dos que se esquecem onde guardaram um ficheiro lembrem-se que o Spotlight é o vosso melhor amigo.
Uma última dica: O Mac pode ficar lento por razões desconhecidas, é por isso essencial que tenham sempre um backup de todos os vossos dados. Usem e abusem do Time Machine, de preferência num Disco Externo. Façam-no com a maior frequência possível, na minha opinião, sempre semanalmente. Se o Mac começar a ficar lento e o problema não estiver relacionado com nenhum dos sintomas acima podem correr o risco de o Mac deixar de funcionar de um momento para o outro. E com isso correm o risco de tudo o que têm lá guardado fique irrecuperável.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
//
//
Sem comentários:
Enviar um comentário