Um dos problemas apontados à Apple por parte dos analistas é que esta começou a canibalizar os seus próprios produtos. A crítica voltou a ser feita na conferência do Q1 de 2013, e Tim Cook revelou que a Apple prefere que os seus produtos sejam canibalizados por novos produtos da maçã do que por produtos da concorrência. Foi assim que Cook respondeu à crítica de que o iPad mini estaria a roubar vendas ao iPad normal.
A resposta de Tim Cook foi boa. A Apple continua a olhar para a canibalização como uma oportunidade para ela, e reitera que qualquer empresa que tema a canibalização deles próprios arrisca-se a ser canibalizado pela concorrência.
A Apple sabe que, de alguma maneira, o iPhone veio canibalizar o iPod, tal como o iPad veio retirar um pouco as vendas de Macs. Mas isso não significou a perca de vendas, elas até aumentaram. Quer isto dizer que o dinheiro continuou a ser gasto em produtos da mesma empresa, a Apple, e não em produtos da concorrência.
Mas a Apple tem outro ponto a seu favor. É das poucas que se pode gabar de que há uma grande percentagem de clientes que após a compra de um produto Apple quanto for a escolher um segundo produto do género ou outro gadget o faça também na maçã.
Como costumo dizer: Não é notícia um utilizador Android passar para iOS, é notícia um utilizador iOS passar para Android. Tal é a capacidade de fidelização da marca.
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(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
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