quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Apple foi atacada por hackers e já resolveu o problema. Fonte do problema já terá sido descoberta


A Apple sofreu ataques informáticos que chegaram mesmo a infetar alguns Macs quer da própria sede quer de utilizadores normais. Segundo a Reuters, os mesmos hackers que atacaram o Facebook fizeram o mesmo à Apple, embora nos dois casos não tenham conseguido roubar dados de clientes. Ainda assim não deixa de ser uma invasão na segurança da Apple sem precedentes.



Segundo o Facebook, os ataques tiverem proveniência chinesa. A Apple assim que soube da falha de segurança apreçou-se a corrigir o problema e já lançou uma atualização ao Java para OS X que resolve o problema causado aos utilizadores que foram afetados, ainda que tenham sido poucos. Esta atualização, além de resolver o problema faz também com que possíveis ataques usando o mesmo método possam ser evitados, protegendo assim os clientes.


Já segundo o AllThingsD, há um site que tem sido o grande responsável pela propagação do problema, que além do Facebook e Apple, já terá também afetado o Twitter. O site chama-se iPhoneDevSDK (e devem a todo o custo evitar a visita), que terá sido descoberto na investigação do Facebook. O site, assim que entrávamos, injetava código malicioso no sistema do visitante, já que esse código malicioso já está no HTML do próprio site.


O dono do site iPhoneDevSDK diz que está a trabalhar ativamente para retirar o código malicioso. Mas ao que tudo indica terá sido este site o responsável pela infeção de computadores de trabalhadores da Apple, através do plug-in do java, além do ataque ao Facebook e possivelmente estará por detrás das 250 mil contas do twitter que foram comprometidas há uns dias atrás.


O facto de o site em questão ser visitado por várias empresas e organizações interessadas na troca de ideias e no desenvolvimento de aplicações para o iOS fez com que o ataque ganhasse uma grande dimensão. Um especialista em segurança disse ao AllThingsD que é provável que a lista de empresas não fique por aqui. Isto porque à medida que essas empresas forem vasculhar e ver em pormenor os seus sistemas irão encontrar o código malicioso.


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.



Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

//
//

Sem comentários:

Enviar um comentário