A apresentação do iPhone 5 trouxe também como novidade um novo cabo para conectar o iPhone ao computador, o Lightning. O Lightning, além de permitir uma transmissão de dados mais rápida, trouxe também novidades na segurança. Isto porque o cabo tem um chip especial, que para ser reproduzido por empresas terceiras precisa de uma autorização especial. Na altura falávamos aqui que a Apple dava um salto contra a contrafação de cabos para iDevices.
Mas é verdade também que não demorou muito até aparecerem os primeiros cabos Lightning contrafeitos e claro, mais baratos. Mas segundo o NYT o sistema do Lightning permite que a Apple tenha controlo remoto sobre as capacidade de sincronização e de carregamento dos cabos, mesmo que contrafeitos. Quer isto dizer que, através de uma pequena atualização do iOS a Apple pode desativar a capacidade de sincronização de cabos que não tenham acordo com a maçã.
A Apple pode assim, desativar cabos Lightning que não usem os seus próprios chips. Muitos utilizadores poderão ficar chateados com o controlo total da Apple sobre a experiência do utilizador, desde o inicio ao fim. Isto, claro, vai fazer com que os preços não sejam muito acessíveis, mesmo que compremos os cabos por empresas terceiras com o acordo com a Apple.
Essas empresas, que supostamente deveriam vender o cabo a preços mais acessíveis, vão ter de fazer render o investimento que fizeram. Isto porque a Apple não lhes deve ter vendido barato o fabrico do chip para o cabo Lightning.
Dá-se um passo contra a contrafação e um passo atrás na possibilidade de termos acessórios a preços mais acessíveis.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
//
//
Sem comentários:
Enviar um comentário