sábado, 23 de fevereiro de 2013

Entrevista com a Ankama, developer de DOFUS Battles


Na altura que fizemos a análise aos jogos para iOS DOFUS e DOFUS 2, ficou também prometida uma entrevista ao developer. A entrevista demorou mas conseguiu-se realizar, já que o developer conseguiu arranjar um intervalo para falar connosco e responder às nossas perguntas.




Addicted2Apple - Faz-nos uma pequena apresentação tua.

Ankama - A Ankama é um grupo de entretenimento independente francês, que tem o seu desenvolvimento em estratégia tansmedia nos jogos online, publicações, animação, imprensa, música, merchandise, brinquedos e jogos para as próximas gerações de consolas e dispositivos móveis. A Ankama está a desenvolver o seu universo, o Kromoz (que incluí DOFUS e WAKFU) através destes média para oferecer uma experiência narrativa completa e imersiva. A Ankama também apoia artistas a criarem o seu próprio universo através de guiões, programas de televisão, álbuns de música, banda desenhada e mais.



A2A - Porquê desenvolver para o iOS? E porquê desenvolver este tipo de aplicação?

A - Nós adoramos o DOFUS, a nossa primeira conquista, e estamos muito orgulhoso dele, mas não queríamos trancar-nos a um só estilo ou plataforma de jogo. Desenvolver um jogo para iOS é uma forma de expandirmos a nossa base de fãs e dar as boas vindas a novas aventuras no World of the Twelve, mas numa perspectiva diferente.



httpv://www.youtube.com/watch?v=IbXa2tySG6w


A2A - O que mais e menos gostas em ser um developer para iOS e usar o SDK?

A - Ser um developer para iOS é um função dupla, sendo ao mesmo tempo satisfatório e constrangedor. Constrangedor porque, através de toda a cadeia de desenvolvimento, nós dependemos dos processos da Apple. Nós pensamos Apple, codificamos Apple, quer queiramos quer não. Não é uma escolha. Não muda a qualidade das ferramentas, mas quem não gosta de ter opção de escolha? Mas é ao mesmo tempo agradável, especialmente no mundo móvel, onde não temos de pensar nas milhares versões do dispositivo. É muito fácil usar as capacidades do dispositivo. Bem, pelo menos foi o caso quando fizemos os jogos.



A2A - Este tipo de gadgets, com interface multitouch, é o futuro dos jogos móveis? Ou pensas que haverá sempre espaço para as consolas dedicadas?

A - Cada nova tecnologia traz tanto vantagens como desvantagens. Pensamos que há espaço para todos os tipos de interações. Mas os jogadores têm sempre a última palavra. É verdade que os dispositivos tácteis não são feitos para todos os tipos de jogos de vídeo. Mas uma coisa é certa, mudou o rosto dos jogos de vídeo. De qualquer maneira, maior parte dos developers tendem a adaptar as suas criações para o meio, em vez de adaptarem o meio para as suas necessidades, e geralmente é porque eles não conseguem fazer de outra maneira. Mas é uma boa coisa, porque dá um impulso à nossa criatividade.



A2A - Quanto tempo demorou a construir esta aplicação e como determinaram o preço?

A - Como em muitos sectores, o preço é determinado por duas coisas: custo de produção e custos de competição. Nesta área, a competição é quem dita as regras.



A2A - Onde foram buscar o nome da aplicação?

A - O nome do jogo foi inspirado no primeiro jogo de topo da Ankama: o MMORPG DOFUS, porque o DOFUS: Battles 1 e 2 têm lugar no mesmo universo, oferecendo o mesmo personagem jogável, os mesmos monstros a combater e claro a mesma atmosfera engraçada que dá ao DOFUS a sua originalidade e estilo refrescante.



A2A - Porque devemos experimentar ou comprar?

A - DOFUS 1 e 2 são dois jogos ricos que oferecem  um grande leque de funcionalidades aos jogadores. O DOFUS: Battles até traz ainda o seu novo sistema de combate. Existe um demo que podem jogar antes de comprar.



A2A - Com milhares de aplicações na App Store, o que fazem para que a vossa aplicação sobressaia da multidão?
A - Esse é o nosso grande segredo! Se te contar tenho de te matar... :)

A2A - Todos tentamos deixar a nossa marca quando construímos uma aplicação, mas somos sempre inspirados por alguma coisa. Onde foram buscar a vossa inspiração?




A - Obviamente que fomos inspirados pelo DOFUS, o nosso primeiro MMO. Para nós, é assim como nos envolvemos. Tentando e sendo original. Quando começamos de inicio é bom, mas para nós, achamos que é benéfico se usarmos as nossas preciosas conquistas para ganhar tempo e produzir jogos ainda melhores.





A2A - Sobre planos para o futuro. Podem adiantar-nos alguma coisa?

A - DOFUS: Battles e DOFUS: Battles 2 foram projetos paralelos que queríamos adicionar ao universo de DOFUS MMO, dessa parte não temos mais projetos de momento. Contudo, a Ankama tornou-se recentemente parceira do estúdio de desenvolvimento DeValley (sedeado em Paris) e iremos lançar em breve o Call of Cookie, um jogo de estratégia que vem da banda desenhada de sucesso Freak's Squeele de Florent Maudoux. Call of Cookie é o primeiro jogo móvel a oferecer um mix único de guerra quente e com táticas de batalha cheias de humor peculiar. Está agendado para ser lançado no primeiro semestre de 2013 e estará disponível gratuitamente na App Store e Google Play. Teremos todo o gosto em falar mais sobre ele nessa altura.



(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.



Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

//
//

Sem comentários:

Enviar um comentário