segunda-feira, 4 de março de 2013

Saurik não tem controlo sobre o Cydia e odeia maior parte do seu conteúdo


Saurik respondeu a algumas perguntas de vários utilizadores na rede social Reddit. Como não podia deixar de ser as perguntas andaram todas em volta do Cydia e do Jailbreak, principalmente sobre a relação de Saurik com o Cydia e os donos dos repositórios.



Quando um utilizador perguntou porque é que Saurik não dispunha o tweaks por popularidade, ele revelou que não tem nenhum controlo sobre a grande parte do conteúdo do Cydia. É estranho que o criador da principal ferramenta de jailbreak apenas administre o Cydia e não tenha qualquer tipo de controlo sobre o seu conteúdo.




Sim, Sabes? Tens uma certa razão: se estivesse no comando de todo o conteúdo do Cydia também faria algumas mudanças: para começar, eliminaria toda a publicidade...a publicidade não presta e é muito confusa para os utilizadores, além de por vezes a publicidade servir para tentar instalar códigos maliciosos no iDevice. Depois reviria todo o espaçamento e mensagens inconsistentes que se vê pelos repositórios e resolveria isso também: Não consigo descrever o quanto me irrita cada vez que vejo um repositório a não respeitar a margem de 9px entre caixas.


Contudo, a verdade é que não controlo qualquer desse conteúdo. O apenas tenho um controlo marginal sobre o que a BigBoss ou ModMyi fazem, como o Firefox tem sobre o que o Reddit tem no seu site. Honestamente: Odeio maior parte do conteúdo que vejo no Cydia e eu próprio e as pessoas que contratei para a SaurikIT gastaram muito tempo nos últimos anos, tentando queixarmo-nos aos repositório sobre a sua publicidade, textos ou para que removam conteúdo que é muito confuso. Por vezes os repositório respeitam-nos, mas na maior parte não querem saber.


Claro que algumas pessoas pensam que deveria ter controlo total, que poderia ter controlo total, e que, portanto, eu deveria tomar o controlo do Cydia, tornando os repositório neutros, ou mesmo remover ou bloquear conteúdo que não gosto. Por outro lado, algumas pessoas olham para mim como incompetente e querem que tenha menos controlo ainda: olham para mim como se fosse uma espécie de ditador que se colocou numa posição de controlo total sobre tudo e que não faço melhor porque não quero. Obviamente que os dois grupos não podem estar certos: Ou estou no controlo ou não estou.


A realidade que é não estou no controlo. Não estou sequer suficientemente no controlo para que a ideia de ficar com o controlo seja plausível: O Cydia é um browser; a razão para estar na posição que estou é porque os repositórios (que controlam todo o conteúdo do Cydia e têm as relações com todos os developers) toleram-me melhor a mim do que toleraram aqueles que vieram antes de mim.



O resto das perguntas pode ser lida aqui, mas ficamos claramente com um ideia que Saurik não tem qualquer controlo sobre o conteúdo do Cydia. Daí proliferaram repositório de pirataria e com publicidade enganosa que continua a ludibriar muitos utilizadores.


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.



Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

//
//

Sem comentários:

Enviar um comentário