quinta-feira, 23 de maio de 2013

Entrevista aos developers do jogo ReRave



A propósito do jogo ReRave tivemos a oportunidade de falar com o developer do jogo. Em baixo segue a entrevista.

Addicted2Apple - Faz-nos uma pequena apresentação tua.

Kyle - Olá! Sou o Kyle Ward, produtor executivo do ReRave e presidente da Step Evolution LLC. A Step Evolution é uma nova empresa de desenvolvimento de "entretenimento baseado em reação", dos EUA, que desenvolve produtos com intenção de atrair pessoas e mantê-las socialmente ativas e competitivas. A nossa esquipa está ativamente no campo a ouvir os pedidos do mercado, desde o feedback sobre os nossos produtos, até aos produtos da nossa concorrência. Conhecemos intimamente cada produto com o qual trabalhamos e temos produzido produtos "baseados e reação" há uma década. A nossa equipa ajudou na produção de títulos como: In The Groove, Pump It Up Pro e iDance. O nosso passado estava ligado a jogos de dança, que são conhecidos entre a comunidade de jogos como "Jogos de Música".

A2A - Porquê desenvolver para iOS?

Kyle - Nós temos grande respeito pela qualidade do suporte e consistência do hardware que a Apple oferece aos utilizadores. Acreditamos que a tecnologia tem progredido de tal maneira que as pessoas esperam ter acesso a dados em qualquer lado. A Apple tem estado sobre no topo para providenciar hardware inovador e nós sentimos que o nosso conceito iria complementar a sua visão também. ReRave é um jogo de ritmo que aguarda patente, que quebra a barreira dos já antigos "deslizar dedos" e "fazer coincidir símbolos", que têm sido sempre limitados pela gama em movimento. A App Store do iOS tem vários jogos de ritmo que são baseados nessa tal mecânica de "imagens sobrepostas". Estamos muito excitados sobre o nosso produto e queremos oferecê-lo a esta plataforma de topo primeiro.

A2A - Porquê desenvolver este tipo de aplicação?

Kyle - O ReRave é o primeiro título de música interativo que envolve o timing dos jogadores, tal como a sua posição. Unicamente, o ReRave também providencia isso com apenas um símbolo gráfico, sem querer sobreposição linear ou o acasalamento de vários objetos. Os jogos de música usam normalmente, mais do que uma forma para visualmente, oferecer pistas ao utilizador via sobreposição. (quando carregar um símbolo com timing certo em relação à música) Chamamos ao jogo ReRave, já que representa uma reação baseada no entretenimento, usando um símbolo revolucionário, e mistura com música Rave...portanto "ReRave".

A2A - O que mais e menos gostas em ser um developer para iPhone e em usar o SDK?

Kyle - O que menos gostamos no desenvolvimento de jogos para a Apple é o requerimento constante de atualizações para as aplicações. A Apple, muitas vezes, força-nos a fazer novos updates e dá-nos muito pouco tempo para isso, não compreendendo que já colocamos milhares de horas em fazer as aplicações funcionar nas versões anteriores. Adicionalmente, temos alguns problemas onde alguns developers têm uma versão anterior do OS X, e que são obrigados a fazer a atualização para o mais recente, de maneira a receberem as últimas ferramentas do Xcode. Por último, o processo de submissão da aplicação é muito confuso para a nossa equipa de software. Além de que parece que está constantemente em mudança, o que complica ainda mais o processo. Ainda assim, gostamos desenvolver para iOS e esperamos continuar assim com novos updates e novas aplicações.

A2A - Este tipo de gadgets, com interface multitouch, o futuro dos jogos de bolso? Ou pensas que haverá sempre lugar para consolas dedicadas?

Kyle - Para ser honesto, sentimos que o futuro vai na direção dos dispositivos móveis, e que a necessidade por consolas dedicadas vai tendo cada vez menos importância. Nós temos alguns pedidos para levar o ReRave para consolas dedicadas e portáteis, mas está-se a tornar menos desejadas, à medida que os utilizadores tornam-se cada vez mais familiarizados com a informação na ponta dos seus dedos via smartphone ou tablet. Estamos a afastar-nos do conceito de ter um dispositivo responsável por uma única tarefa.

A2A - Quanto tempo levou a fazerem esta aplicação e como determinaram o preço?

Kyle - ReRave levou quase 9 meses a estar pronto, e isto já foi depois de um ano de design de jogo (no papel) e de pesquisa de patentes. Como disse, temos estado envolvidos numa série de produtos "baseados na reação". Com o ReRave nós quisemos desviar-nos dos métodos familiares e criar algo completamente novo e inovar no género de jogos de ritmo e música. Inicialmente o preço era de 1,99 dólares, mas encontramos melhor sucesso com os 0,99 dólares. Depois de muitos meses e experiências, confirmamos que a maior parte das pessoas se sente confortável com o preço de 0,99 dólares. Isto dá ao utilizador acesso a algumas músicas gratuitas, com o opção de compra de outras se o desejar.

A2A - Onde foram buscar o nome do jogo?

Kyle - Chamamos-lhe ReRave já que representa um jogo baseado na reação, com música electrónica (rave). Inicialmente tínhamos uma lista de mais de 50 nomes, mas fomos voltando ao nome ReRave porque nos soava bem.

A2A - Porque a devemos comprar ou experimentar?

Kyle - Um jogo de música é normalmente produzido para um nicho de mercado. São, na generalidade, muito complexos e até confusos para o utilizador novo. Quando desenhamos o ReRave, estávamos bem cientes disto, e tentámos fazer do interface amigo do utilizador uma prioridade. Apesar de tudo, estamos a introduzir uma marca e conceito novo na audiência, e por isso tentamos fazer com que fosse fácil de entender. A experiência do ReRave fala por si própria! A jogabilidade é altamente viciante e consegue capturar o utilizador de maneira que outros jogos de música não conseguem. Aqui NUNCA vão estar a seguir uma lista estática como acontece com outros jogos. Cada clique no ecrã está desenhado e autorizado especificamente para aquela música. A nossa seleção de música está sempre a mudar. As músicas consistem de excelentes licenciamentos independentes, que estão a tentar marcar pontos no mercado - tal como músicas que são especificamente compostas para o jogo.

Se jogaram um jogo de música no passado, garantimos que nunca experimentaram um jogo com o conceito único como este. Aliás, o conceito é tão único que o ReRave ganhou a medalha de ouro no BMI Gamings, por ser o produto mais inovador na International Association of Amusement Parks and Attractions 2012.

A2A - Com milhares de aplicações na App Store, o que fazem para que a vossa aplicação sobressaia da multidão?

Kyle - Oferecemos um excelente suporte e encorajamos sempre os utilizadores a fazerem parte da nossa comunidade global em crescimento. Quando lançámos a versão original da aplicação em 2011, começamos com menos de 200 utilizadores do Facebook. Hoje temos mais de 2500 "gostos" e cerca de 12 mil contas registadas no ReRave. O ReRave não é a típica aplicação de 0,89€ que usas uma vez e depois segues em frente...Estamos constantemente a atualizar o conceito e a adicionar novas músicas. Têm feedback? Deixem-nos uma mensagem no Twitter ou Facebook.

A2A - Todos tentam deixar a sua própria marca quando criam uma aplicação, mas são sempre inspirados por alguma coisa. Onde foram buscar essa inspiração?

Kyle - Por vezes somos inspirados por outros produtos e também tentamos envolver-nos a nós próprios nos nossos produtos, da mesma maneira que envolvemos as nossas inspirações. Somos inspirados por inúmeras coisas e aprendemos novas ideias que chegam dessas aventuras. Gostamos de ser ativos com os nossos utilizadores e tentamos corresponder. Somos também inspirados por corrermos riscos e sairmos da nossa zona de conforto. O ReRave é algo que se encaixa nesta descrição.

A2A - Sobre planos para o futuro. Podem contar alguma coisa?

Kyle - Estamos a desenvolver um novo motor melhorado para o próximo lançamento da série ReRave. Não podemos partilhar muitos pormenores agora, mas estamos a procurar expandir algumas das características e levar a jogabilidade mais longe. Quanto a outras aplicações sem ser o ReRave? Estamos com falta de inovação nos escritórios da Step Evolution! Temos algumas ideias para outras aplicações, que esperamos explorar tão breve como depois de ter acabado o projeto ReRave. Atualmente o ReRave (tanto na plataforma de Arcada como no iOS) consomem a maioria dos nossos recursos. Contudo, é uma boa coisa já que os utilizadores beneficiam da nossa loucura para tornar o ReRave ainda melhor!


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

Sem comentários:

Enviar um comentário