A propósito do jogo ReRave
tivemos a oportunidade de falar com o developer do jogo. Em baixo segue a
entrevista.
Addicted2Apple -
Faz-nos uma pequena apresentação tua.
Kyle - Olá! Sou o Kyle Ward, produtor executivo do ReRave e
presidente da Step Evolution LLC. A Step Evolution é uma nova empresa de
desenvolvimento de "entretenimento baseado em reação", dos EUA, que
desenvolve produtos com intenção de atrair pessoas e mantê-las socialmente
ativas e competitivas. A nossa esquipa está ativamente no campo a ouvir os
pedidos do mercado, desde o feedback sobre os nossos produtos, até aos produtos
da nossa concorrência. Conhecemos intimamente cada produto com o qual
trabalhamos e temos produzido produtos "baseados e reação" há uma
década. A nossa equipa ajudou na produção de títulos como: In The Groove, Pump
It Up Pro e iDance. O nosso passado estava ligado a jogos de dança, que são
conhecidos entre a comunidade de jogos como "Jogos de Música".
A2A - Porquê
desenvolver para iOS?
Kyle - Nós temos grande respeito pela qualidade do suporte e
consistência do hardware que a Apple oferece aos utilizadores. Acreditamos que
a tecnologia tem progredido de tal maneira que as pessoas esperam ter acesso a
dados em qualquer lado. A Apple tem estado sobre no topo para providenciar
hardware inovador e nós sentimos que o nosso conceito iria complementar a sua
visão também. ReRave é um jogo de ritmo que aguarda patente, que quebra a
barreira dos já antigos "deslizar dedos" e "fazer coincidir
símbolos", que têm sido sempre limitados pela gama em movimento. A App
Store do iOS tem vários jogos de ritmo que são baseados nessa tal mecânica de
"imagens sobrepostas". Estamos muito excitados sobre o nosso produto
e queremos oferecê-lo a esta plataforma de topo primeiro.
A2A - Porquê
desenvolver este tipo de aplicação?
Kyle - O ReRave é o primeiro título de música interativo que
envolve o timing dos jogadores, tal como a sua posição. Unicamente, o ReRave
também providencia isso com apenas um símbolo gráfico, sem querer sobreposição
linear ou o acasalamento de vários objetos. Os jogos de música usam
normalmente, mais do que uma forma para visualmente, oferecer pistas ao
utilizador via sobreposição. (quando carregar um símbolo com timing certo em
relação à música) Chamamos ao jogo ReRave, já que representa uma reação baseada
no entretenimento, usando um símbolo revolucionário, e mistura com música
Rave...portanto "ReRave".
A2A - O que mais e menos
gostas em ser um developer para iPhone e em usar o SDK?
Kyle - O que menos gostamos no desenvolvimento de jogos para a
Apple é o requerimento constante de atualizações para as aplicações. A Apple,
muitas vezes, força-nos a fazer novos updates e dá-nos muito pouco tempo para
isso, não compreendendo que já colocamos milhares de horas em fazer as
aplicações funcionar nas versões anteriores. Adicionalmente, temos alguns
problemas onde alguns developers têm uma versão anterior do OS X, e que são
obrigados a fazer a atualização para o mais recente, de maneira a receberem as
últimas ferramentas do Xcode. Por último, o processo de submissão da aplicação
é muito confuso para a nossa equipa de software. Além de que parece que está
constantemente em mudança, o que complica ainda mais o processo. Ainda assim,
gostamos desenvolver para iOS e esperamos continuar assim com novos updates e
novas aplicações.
A2A - Este tipo de gadgets, com interface multitouch, o futuro dos
jogos de bolso? Ou pensas que haverá sempre lugar para consolas dedicadas?
Kyle - Para ser honesto, sentimos que o futuro vai na direção dos
dispositivos móveis, e que a necessidade por consolas dedicadas vai tendo cada
vez menos importância. Nós temos alguns pedidos para levar o ReRave para
consolas dedicadas e portáteis, mas está-se a tornar menos desejadas, à medida
que os utilizadores tornam-se cada vez mais familiarizados com a informação na
ponta dos seus dedos via smartphone ou tablet. Estamos a afastar-nos do
conceito de ter um dispositivo responsável por uma única tarefa.
A2A - Quanto tempo
levou a fazerem esta aplicação e como determinaram o preço?
Kyle - ReRave levou quase 9 meses a estar pronto, e isto já foi
depois de um ano de design de jogo (no papel) e de pesquisa de patentes. Como
disse, temos estado envolvidos numa série de produtos "baseados na
reação". Com o ReRave nós quisemos desviar-nos dos métodos familiares e
criar algo completamente novo e inovar no género de jogos de ritmo e música.
Inicialmente o preço era de 1,99 dólares, mas encontramos melhor sucesso com os
0,99 dólares. Depois de muitos meses e experiências, confirmamos que a maior
parte das pessoas se sente confortável com o preço de 0,99 dólares. Isto dá ao
utilizador acesso a algumas músicas gratuitas, com o opção de compra de outras
se o desejar.
A2A - Onde foram
buscar o nome do jogo?
Kyle - Chamamos-lhe ReRave já que representa um jogo baseado na
reação, com música electrónica (rave). Inicialmente tínhamos uma lista de mais
de 50 nomes, mas fomos voltando ao nome ReRave porque nos soava bem.
A2A - Porque a
devemos comprar ou experimentar?
Kyle - Um jogo de música é normalmente produzido para um nicho de
mercado. São, na generalidade, muito complexos e até confusos para o utilizador
novo. Quando desenhamos o ReRave, estávamos bem cientes disto, e tentámos fazer
do interface amigo do utilizador uma prioridade. Apesar de tudo, estamos a
introduzir uma marca e conceito novo na audiência, e por isso tentamos fazer
com que fosse fácil de entender. A experiência do ReRave fala por si própria! A
jogabilidade é altamente viciante e consegue capturar o utilizador de maneira
que outros jogos de música não conseguem. Aqui NUNCA vão estar a seguir uma
lista estática como acontece com outros jogos. Cada clique no ecrã está desenhado
e autorizado especificamente para aquela música. A nossa seleção de música está
sempre a mudar. As músicas consistem de excelentes licenciamentos
independentes, que estão a tentar marcar pontos no mercado - tal como músicas
que são especificamente compostas para o jogo.
Se jogaram um jogo de música no
passado, garantimos que nunca experimentaram um jogo com o conceito único como
este. Aliás, o conceito é tão único que o ReRave ganhou a medalha de ouro no
BMI Gamings, por ser o produto mais inovador na International Association of
Amusement Parks and Attractions 2012.
A2A - Com milhares de
aplicações na App Store, o que fazem para que a vossa aplicação sobressaia da
multidão?
Kyle - Oferecemos um excelente suporte e encorajamos sempre os
utilizadores a fazerem parte da nossa comunidade global em crescimento. Quando
lançámos a versão original da aplicação em 2011, começamos com menos de 200
utilizadores do Facebook. Hoje temos mais de 2500 "gostos" e cerca de
12 mil contas registadas no ReRave. O ReRave não é a típica aplicação de 0,89€
que usas uma vez e depois segues em frente...Estamos constantemente a atualizar
o conceito e a adicionar novas músicas. Têm feedback? Deixem-nos uma mensagem
no Twitter ou Facebook.
A2A - Todos tentam
deixar a sua própria marca quando criam uma aplicação, mas são sempre inspirados
por alguma coisa. Onde foram buscar essa inspiração?
Kyle - Por vezes somos inspirados por outros produtos e também
tentamos envolver-nos a nós próprios nos nossos produtos, da mesma maneira que
envolvemos as nossas inspirações. Somos inspirados por inúmeras coisas e
aprendemos novas ideias que chegam dessas aventuras. Gostamos de ser ativos com
os nossos utilizadores e tentamos corresponder. Somos também inspirados por
corrermos riscos e sairmos da nossa zona de conforto. O ReRave é algo que se
encaixa nesta descrição.
A2A - Sobre planos
para o futuro. Podem contar alguma coisa?
Kyle - Estamos a desenvolver um novo motor melhorado para o próximo
lançamento da série ReRave. Não podemos partilhar muitos pormenores agora, mas
estamos a procurar expandir algumas das características e levar a jogabilidade
mais longe. Quanto a outras aplicações sem ser o ReRave? Estamos com falta de
inovação nos escritórios da Step Evolution! Temos algumas ideias para outras aplicações,
que esperamos explorar tão breve como depois de ter acabado o projeto ReRave.
Atualmente o ReRave (tanto na plataforma de Arcada como no iOS) consomem a
maioria dos nossos recursos. Contudo, é uma boa coisa já que os utilizadores
beneficiam da nossa loucura para tornar o ReRave ainda melhor!
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
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