segunda-feira, 3 de junho de 2013

Apple em corrida contra o tempo para lançar o iRadio na próxima semana



Segundo o NYT a Apple ainda está a trabalhar para que o seu serviço de música por streaming possa ser apresentado e lançado na WWDC da próxima semana. Mas para isso está a fazer uma autêntica corrida contra o tempo de maneira a fechar o acordo com as principais distribuidoras.

O iRadio, como tem sido chamado, está a ser trabalho desde o Verão passado, mas as negociações já tiveram muitos impasses. Em causa estão as royalties que as distribuidores querem, e aquilo que a Apple estaria disposta a pagar. Parece que se a Apple quer mesmo apresentar o iRadio na próxima semana, terá de dar o braço a torcer.

As distribuidores pedem, além das royalties, um pagamento mínimo garantido para a disponibilização das licenças. A Apple já terá chegado a acordo com a Universal Music, o maior grupo do mundo, sendo que o WSJ diz que este fim-de-semana a maçã terá conseguido o acordo da Warner Music. Para isso a Apple terá dado 10% das receitas publicitárias do iRadio, mais do dobro do que o serviço Pandora oferece.

O rumores apontam para que o serviço de música iRadio seja gratuito, sendo suportados por publicidade, cujos rácios seriam negociados com as distribuidoras, tal como acontece com o Pandora. Contudo a Apple procura licenças mais extensas para oferecer maior flexibilidade aos utilizadores.

É provável que a ser lançado, o iRadio não fique disponível no imediato para Portugal e Brasil. À semelhança de outros serviços, como o Siri, teremos de esperar.


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

Sem comentários:

Enviar um comentário