Segundo o NYT
a Apple ainda está a trabalhar para que o seu serviço de música por streaming
possa ser apresentado e lançado na WWDC
da próxima semana. Mas para isso está a fazer uma autêntica corrida contra
o tempo de maneira a fechar o acordo com as principais distribuidoras.
O iRadio, como tem sido chamado,
está a ser trabalho desde o Verão passado, mas as negociações já tiveram
muitos impasses. Em causa estão as royalties que as distribuidores querem,
e aquilo que a Apple estaria disposta a pagar. Parece que se a Apple quer mesmo
apresentar o iRadio na próxima semana, terá de dar o braço a torcer.
As distribuidores pedem, além das
royalties, um pagamento mínimo garantido para a disponibilização das licenças.
A Apple já terá chegado a acordo com a Universal Music, o maior grupo do mundo,
sendo que o WSJ
diz que este fim-de-semana a maçã terá conseguido o acordo da Warner Music.
Para isso a Apple terá dado 10% das receitas publicitárias do iRadio, mais do
dobro do que o serviço Pandora oferece.
O rumores apontam para que o
serviço de música iRadio seja gratuito, sendo suportados por publicidade, cujos
rácios seriam negociados com as distribuidoras, tal como acontece com o
Pandora. Contudo a Apple procura licenças mais extensas para oferecer maior flexibilidade
aos utilizadores.
É provável que a ser lançado, o
iRadio não fique disponível no imediato para Portugal e Brasil. À semelhança de
outros serviços, como o Siri, teremos de esperar.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
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