domingo, 23 de junho de 2013

O que deve ter em conta quando compra um Mac no estrangeiro



A muitos de nós já aconteceu pedir a um amigo que vai viajar que comprasse lá tal coisa porque é mais barato. Ou nós próprios decidimos comprar determinada coisa no estrangeiro, quando viajamos, por ser mais barato. E isso acontece com a Apple, que tem os seus produtos à venda em todo o mundo, mas entre países existe uma grande diferença de preços.

Para quem está a pensar em comprar um Mac no estrangeiro ficam aqui algumas perguntas e respostas, que devem ter em conta antes de avançarem para a compra. Até porque há mais coisas a ter em conta do que o carregador do computador.

Em que idioma vem o OS X? O OS X incluí diversas línguas instaladas. Por defeito, a língua que aparecerá, será a do país onde o Mac foi comprado. Mas indo a Preferências do Sistema>Idiomas e Textos podem mudar o idioma. Mas se não conseguirem encontrar esta opção porque não dominam a língua do país de origem, reiniciem o computador, conectem-no à internet e cliquem nas teclas cmd+alt+r e o instalador do sistema vai ser iniciado, onde podem então escolher o idioma que quiserem.

Que teclado vem com o Mac? Os próprio teclados mudam de país para país (mais de continente para continente), ainda que ligeiramente. Quando os principais computadores da Apple eram o PowerBook ou o iBook, quem comprava o Mac nos EUA, as lojas Apple trocavam o teclado em 5 minutos. Isto porque o teclado vinha à parte, e não estava integrado no próprio Mac. Mas agora isto já não acontece, e se quiserem um teclado do modelo do vosso país, têm de o pagar como se fosse uma acessório à parte. O que pode ficar muito caro, principalmente se for um equipamento com ecrã retina. Além disso o Mac terá de ficar no Genius Bar durante alguns dias, e se a vossa viagem for de curta duração poderá hipotecar a troca do teclado. Poderá haver alturas, durante eventos especiais, em que uma loja Apple poderá ter vários Macs com teclados de vários países. Durante os Jogos Olímpicos de Londres (2012), as lojas da Apple tinham em stock Macs com teclados de vários países, mas claro que esta situação foi pontual.

Qual é a garantia? A garantia da Apple é internacional, apesar de pequenas diferenças, principalmente na Europa. Mas no mínimo a Apple oferece garantia de um ano em todos os países, sendo que nos países da União Europeia essa garantia terá de ser de dois anos.

Quem devo contactar se o Mac tiver algum problema? Os procedimentos são muito semelhantes com qualquer produto, não importando se ele foi comprado no estrangeiro. Se no país do comprador existir uma Apple Store, basta levarmos lá o nosso Mac e expor o problema e ele deverá ser solucionado na hora. Se não existir uma loja da Apple a única solução é contactar a Apple Care e explicar o problema. Eles vão pedir o número de série do equipamento e depois poderão ou não reencaminhar para alguma empresa com a qual tenham parceria no vosso país.

Posso pedir o dinheiro do IVA para poupar mais dinheiro? Nalguns países podemos reclamar a taxa do IVA pago sobre um produto, se não residires no país de origem do equipamento. O processo pode ser muito burocrático, mas no caso de um Mac pode valer a pena, já que o dinheiro que podemos receber pode ser ainda considerável. A melhor solução é se comprarmos o Mac numa App Store, pedirmos ajuda. Neste caso os trabalhadores conhecem todo o procedimento, que varia de país para país, e até ajudam a preencher os formulários para apresentar no aeroporto. 

(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

Sem comentários:

Enviar um comentário