sexta-feira, 22 de novembro de 2013

iDevice molhado - O que fazer e não fazer


O nossos iDevices podem ter os mais variados tipos de acidentes. A par do ecrã partido, um dos mais habituais é provavelmente a queda na água. Desde a humidade no banho, a queda numa piscina ou praia ou simplesmente o copo entornado são apenas algumas das maneiras como podemos entrar em pânico. Mas mesmo caindo na piscina fiquem a saber que pode haver salvação.

O que fazer então quando o nosso dispositivo se molha?


Na verdade, se o pudéssemos desmontar e secar as partes uma a uma era uma excelente ajuda. Contudo, desta forma a garantia fica perdida. Assim, a primeira coisa a fazer, como é óbvio é retirar o nosso iDevice da água, ou outro liquido, para que o contacto não se prolongue.

1 - Resistam à tentação de o ligar ou mexer nos botões para ver se o dispositivo dá sinais de vida. Ao pressionarem os botões vão fazer com que entre mais água e esta se movimente, além de puderem causar um curto circuito no vosso dispositivo.

2 - Contudo, se o vosso iDevice não se desligou ao contactar com a água então têm-no de fazer. Risco de o desligarem é menos do que ele ficar ligado enquanto a água seca.

3 - Retirem quaisquer acessórios que o iDevice possa ter. Desde as capas às películas de proteção, deixem o dispositivo como ele veio de fábrica.

4 - Retirem o cartão SIM. Não voltem a colocar a peça que segura o cartão SIM. Deixem aberto para melhor ventilação.

5 - Não abanando muito o dispositivo, sequem-no com uma toalha.


6 - Agora o passo mais importante. Num tacho deitem um pacote de arroz inteiro. Agarrem no vosso iPhone e coloquem-no lá dentro, mesmo enterrado no arroz. Se tiverem sacos de sílica também pode ajudar. Sílica é o mesmo produto que vem em mochilas, carteiras e sapatos que compramos, precisamente com o objetivo de evitar a humidade. É vendida em qualquer drogaria.

7 - Esperem 2 a 3 dias...sim, é difícil mas tem de ser. O arroz e a sílica precisam de tempo para absorver toda a água engolida pelo iPhone. Passado este tempo experimentem ligar o vosso dispositivo. Tudo o que desejamos é boa sorte.

O que NÃO pode fazer


Quando acontece um gadget nosso cair à água uma das nossas reações imediatas pode ser o de tentar, de alguma maneia, fornecer-lhe calor. Seja através de um secador ou aquecedor. A verdade é que isso pode danificar o aparelho por aquecimento excessivo.

Outra solução por vezes apontada é enrolar o iPhone numa toalha e colocá-lo no congelador. Supostamente vai evitar que a água esteja à solta no iPhone e o danifique com curto-circuitos. Bem, esta á uma solução temporária, já que a água se vai manter dentro do equipamento. Além de que as temperaturas excessivamente negativas poderem danificar o ecrã.

Há também quem diga que se o colocarmos à carga o calor gradual do carregamento vai fazer com que a água seque. Bem, sobre esta hipótese nada a dizer, já que a primeira coisa que vai acontecer quando carregamos o iPhone estando ele molhado por dentro é um grande curto-circuito e posterior cheiro a queimado.

Cuidados depois


Se conseguiram ligar o iPhone, a batalha pode não estar totalmente ganha. O contacto com a água pode fazer com que gradualmente o interior do iPhone entre em corrosão. É essencial que levem o dispositivo a uma loja de reparações para que esfreguem nos circuitos com álcool. Devem evitar ser vocês mesmo a fazer isso já que podem danificar algum cabo ou circuito.



(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

Sem comentários:

Enviar um comentário