terça-feira, 20 de março de 2012

O Ditado do novo iPad precisa de Wi-Fi para funcionar

Uma das novas funcionalidades do iPad é o Ditado. Uma espécie de Siri, que transforma a nossa voz em texto. Mas o ZDNet reparou numa coisa que tal vez leve alguns utilizadores a pensar se o devem ou não usar. Anda novamente tudo à volta da privacidade.



Ora para começar, e para espanto de alguns, o Ditado requer ligação Wi-Fi na grande maioria dos casos. E é aqui que começa a polémica da privacidade. Porque razão é preciso ligação Wi-Fi para o Ditado? Uma ligação 3G não chegava? A razão dada pela Apple de ser necessária uma ligação Wi-Fi para usar o Ditado é um pouco vaga, Stephen Chapman da ZDNet diz:




“Information like” is so vague and facile, is it not? Anyway, I thought to myself, “If this is true, then I wonder what happens if I have Dictation enabled but Wi-Fi disabled.” Lo and behold, the Dictation key next to the space bar completely disappears.Dictation is fully disabled and non-functional if you aren’t connected to the Internet.



Isto é realmente estranho. Se desligarmos o Wi-Fi a tecla do Ditado desaparece. E quando queremos desativar o Ditado uma janela pop-up avisa:



Que quer isto então dizer? Clicando no link - About Dictation and Privacy policy -  onde podemos configurar o Ditado, as explicações da Apple não são ainda muito claras.




[T]he things you dictate will be recorded and sent to Apple to convert what you say into text. Your device will also send Apple other information, such as your first name and nickname; the names, nicknames, and relationship with you (e.g., “my dad”) of your address book contacts; and song names in your collection (collectively, your “User Data”). All of this data is used to help the dictation feature understand you better and recognize what you say. It is not linked to other data that Apple may have from your use of other Apple services.

If you turn off Dictation, Apple will delete your User Data, as well as your recent voice input data. Older voice input data that has been disassociated from you may be retained for a period of time to generally improve Dictation and other Apple products and services. This voice input data may include audio files and transcripts of what you said and related diagnostic data, such as hardware and operating system specifications and performance statistics.



O Ditado vai ter acesso a informações do nosso iPad, como nomes, relações e a nossa agenda de contacto. Apesar da Apple dizer que nada disto será usado para outra coisa senão ajudar o Ditado a reconhecer o que estamos a dizer, a verdade é que quando ditamos para o novo iPad, não vai ser só a nossa voz que está a ir para os servidores da Apple, mas sim muito mais. E o facto de o Ditado requerer Wi-Fi é para que os utilizadores não tenham surpresas no consumo de dados 3G.


Uma coisa é certa: Muitos dizem que a Apple não introduziu o Siri o iPad porque existe uma versão só com Wi-Fi do tablet. E isso impedia que o utilizador pudesse usar essa ferramenta onde quer que estivesse, ao contrário do utilizador com iPad 3G + Wi-Fi. Se bem que o iPad é usado muito em termos profissionais e quase todas as empresas têm Wi-Fi, já para não falar dos vários hotspots espalhados pelo país. No entanto, se a Apple não introduziu o Siri porque nem todos os iPads são 3G, então porque fez do Ditado uma ferramenta onde é preciso uma conexão Wi-Fi?


Quanto à privacidade acho que nem há razões para a alarme, já que nunca se viu a Apple metida em escândalos de fuga de informação de dados pessoais, ou mesmo de fornecimento desses dados a outras empresas, nomeadamente de publicidade. E talvez este assunto do uso de Wi-Fi fique resolvido em breve.


Post em discussão no nosso Fórum.

(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

Sem comentários:

Enviar um comentário