Para muitos, o iTunes mais do que um player de música, é um gestor da nossa biblioteca de música. Pode parecer um monstro se pretendem ter apenas um player, mas se procuram um gestor da vossa biblioteca de música provavelmente o iTunes é um dos melhores. Em baixo ficam algumas dicas para tirar melhor proveito do iTunes dadas pelo MacLife.
1 - Encontrar capas dos álbuns
Se fazem importações de CDs para o iTunes, ou adicionam música que já tinham noutros discos digitais, sabem que nem sempre a capa do álbum fica disponível. E sempre que isso acontece ficamos sempre com parte da biblioteca em branco, quando a vemos um modo Grelha ou Cover Flow. Para preencher estas falhas podem ir a Avançadas>Obter Grafismos do Álbum. O iTunes vai pesquisar pela nossa biblioteca, organizando os álbuns e ver se reconhece aquele para o qual queremos a imagem.
2 - Encontrar a melhor maneira de navegação
Existem vários modos de visualização da biblioteca do iTunes. Convém, por isso, que brinquem com isso durante um tempo para que escolham qual o modo que melhor se adapta a vocês. A vista do Álbum permite dispor a música por álbum e mostra as capas do mesmo. O modo Grelha dispõem a música por artista, e mostra uma grelha com os álbuns, em vez de uma lista. O Cover Flow é o mais vistoso, já que nos deixa navegar pela nossa biblioteca como se fosse uma coleção de CDs.
3 - Controlar a importação de CDs
Os CDs, geralmente, têm uma melhor qualidade de som do que um ficheiro MP3 ou AAC. Muitos não notam as diferenças, mas outros mais experientes querem a melhor qualidade possível. Vocês podem mudar a maneira como o iTunes faz a importação das faixas dos CDs. Vão a iTunes>Preferências e em baixo vai aparecer um botão a dizer Preferências de Importação. Clicando depois no menu Importar Usando podem escolher o tipo de ficheiros que quiserem. A melhor qualidade é Apple Lossless, embora MP3 e AAC sejam os mais comuns.
4 - Partilhar a nossa biblioteca
Se têm mais do que um computador a usar o iTunes, ou se têm várias contas num Mac, podem de maneira muito fácil partilhar as bibliotecas entre vários utilizadores e computadores. Basta ir a Preferências>Partilha e colocar o visto na caixa do topo, para que ativem a partilha. Podem também determinar uma password para o acesso, tal como podem escolher apenas algumas Listas de reprodução a serem partilhadas.
5 - Controlar a Reprodução
Há alguns ajustes que podem mudar a maneira como o iTunes reproduz as músicas. Indo a Preferências>Reprodução podem escolher por exemplo que no final de cada música, a próxima começa logo a tocar de fundo. Um bom ajuste se ouvem muitas vezes música de forma aleatória.
6 - Criar Listas de Reprodução
Se quiserem usar o iTunes para ouvir música para além do que está disposto nos vários modos de visualização do iTunes, podem fazer uma lista de reprodução e ouvir aquilo que querem. Podem adicionar várias músicas, misturar géneros, artistas, tudo à vossa maneira. Para criar uma lista de reprodução basta clicar no sinal mais no canto inferior esquerdo. Escolhem o nome da Lista de Reprodução e depois basta ir às vossas músicas e arrastar para essa Lista de Reprodução o que quiserem. Podem também criar listas inteligentes, onde escolhendo vários critérios são selecionadas todas as músicas que temos na biblioteca que respeitem esses critérios. Tudo feito automaticamente. Para isso basta ir a Ficheiro>Lista Inteligente e escolher os critérios.
7 - Usar o iTunes DJ
Esta característica do iTunes deixa-nos criar uma lista de reprodução colaborativa, onde as pessoas podem requisitar músicas da nossa biblioteca, e adicioná-las para que toquem na Lista de Espera. Isto pode ser feito no computador, ou podemos deixar que os outros naveguem pelo iTunes DJ e façam as suas próprias listas a partir do iOS. Podemos determinar quantas faixas vão compor essa linha de espera, ou deixar as pessoas votar nas músicas que devem ser tocadas primeiro.
8 - Desfrutar do rádio
Com tanto que temos na nossa biblioteca que nos esquecemos dos milhares de rádios que o iTunes tem. Cliquem em Rádio, no separador da esquerda para que vejam os vários tipos de rádio disponíveis. A partir daí podem escolher à vontade. Mesmo que oiçam uma diferente por dia, não conseguem ter ouvido todas no final do ano.
9 - Mostrar os ficheiros no Finder
O iTunes é apenas uma base de dados, ou seja, os ficheiros estão no nosso computador, e não diretamente no iTunes. Se um dia precisarem de ir à pasta onde determinado álbum ou música está cliquem com o botão direito do mouse nessa música e escolham Mostrar no Finder.
10 - Ter várias bibliotecas
Se clicarem na tecla Option (Mac=alt / Win=Shift) e clicarem para abrir o iTunes, vai abrir uma janela do iTunes, onde podemos fazer uma nova biblioteca. Muito útil se queremos ter um biblioteca com a música dos filhos, para que estas músicas não apareçam no nosso iTunes quando ouvimos músicas em modo aleatório.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Para comentarem este Post podem usar ou a integração do Facebook através da nossa aplicação, ou usando o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+ ou Normal( que está disponível mais abaixo.
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
Sem comentários:
Enviar um comentário