Primeiro grande ataque de malware à App Store. É assim que as dificuldades com as atualizações das aplicações, que geram crashes das mesmas, estão a ser descritas pela internet fora. O que se passa é que são milhares as queixas nos fóruns da Apple sobre aplicações que foram atualizadas, e quando vão ser abertas vão imediatamente abaixo. E o problema não é exclusivo do iOS, mas também do OS X.
A TechCrunch já recolheu o depoimento de vários developers, que viram as suas aplicações com estes problemas. O grande problema aqui é que o erro não é dos developers, nem há nada de errado com a atualização das suas aplicações. Aparentemente a culpa é da própria App Store, que parece ter os binários corrompidos, ainda não se sabe como.
A Kaspersky já veio dizer que a aplicação Find and Call, que entretanto já foi retirada da App Store, era portadora de um Cavalo de Tróia (Trojan). Segundo a companhia Russa de antivírus a aplicação enviava malware a todos os contactos guardados no iPhone, tal como exportava toda essa lista de contactos para um servidor remoto. Até que ponto esta situação está relacionada com estes problemas na App Store não se sabe dizer. Poderia ter esta aplicação libertado um vírus nos servidores da App Store gerando o caos? A Apple ainda não disse nada sobre esta situação.
Toda esta confusão está a ter outra consequência. Utilizadores menos informados, porque também não há declarações oficiais da Apple, estão a queixar-se nos comentários das aplicações que acabaram de atualizar. E com essas queixas vem os ratings de uma estrela. Os utilizadores do Scanner Pro são mais de 500 mil, e a aplicação foi atualizada ontem, sendo que essa atualização foi descarregada por 105 mil utilizadores. Já podem ver o número de queixas, já que depois dessa atualização os utilizadores não conseguem abrir a aplicação, pois ela fecha imediatamente.
O TechCrunch ainda arrisca culpar o Fairplay DRM (digits rights management) por esta confusão. Mas o tema está a gerar opiniões diferentes em todo o sitio. Numa coisa todos concordam: Se for developer espere até a situação estar resolvida para poder lançar as atualizações da sua aplicação; se for utilizador e tiver aplicações à espera de atualização, espere até a situação estar resolvida.
Também notado pelo TechCrunch, e segundo depoimentos de vários developers, a Apple através do utilizador iTunesConnect nos fóruns dos developers da Apple, já terá dito que o problema está a ser trabalhado.
“We are aware of the issue related to apps crashing after update. We are currently working on resolving the issue. Stay tuned for updates.”
Tal como já entrou em contacto via e-mail com alguns developer a informar que está ciente do problema, e que o está a resolver. Tem mesmo um equipa permanente a trabalhar nesta enorme confusão.
If a customer reports receiving an error when downloading your app from the App Store, he or she can receive direct help from the iTunes Store Customer Support team:
http://www.apple.com/support/itunes/If the iTunes Store Customer Support team determines that the issue lies with your app and not with the App Store or the customer’s account, Apple will contact you to resolve this issue.
Please let us know if you need additional assistance regarding your app.
Vamos ver quando acaba o calvário, e quais a consequências desta falha sem precedentes na App Store.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
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