sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Estará a Apple a cortar no orçamento das lojas?

As lojas de retalho da Apple são dos negócios mais prósperos da empresa e do seu sector, de tal maneira que são muitas as retalhistas a seguirem o modelo da maçã como exemplo. Depois da ifoAppleStore ter dado a conhecer uma mudança de estratégia nas lojas da Apple, onde estariam a mudar o comportamento dos colaboradores de maneira a que as lojas se tornem mais centradas no lucro e não na satisfação do cliente, outros problemas surgiram.



É que segundo o blog, a Apple ainda está a cortar o orçamento das lojas, levando os seus atuais colaboradores a preocuparem-se com o seu emprego. Este rumor já tinha surgindo uma outra vez, quando algumas lojas cortaram as horas extra aos colaboradores. Na altura John Browett, vice presidente da área de retalho da Apple, veio tranquilizar os ânimos, dizendo que foi um erro da Apple e que a maçã até precisa de mais colaboradores nas lojas.


Mas parece que não é isso que se tem passado. A verdade é que há vários trabalhadores que não têm renovado contrato, outros foram mesmo despedidos e a maioria está impedida de fazer horas extra. Estas horas extra era o que permitia ter um bom dinheiro no final do mês. Parece ainda que há alguma pressão colocada aos colaboradores.


O seu desempenho é agora medido, por exemplo, no número de acessórios que eles conseguem adicionar a uma venda. Além disso, tem sido pedido para que incentivem o cliente a pagar pelo sistema EasyPay, um sistema de pagamento a crédito, que vai para a conta da loja, e não para a conta do objetivo mensal desse colaborador.


Claro que isto leva a que muitos trabalhadores das lojas estejam preocupados com o seu emprego. Receiam que para atingir os objetivos do trimestre a Apple abdique do bem estar das lojas e dos trabalhadores, fazendo-os trabalhar o mínimo que está contratado e a apostarem em vendas agressivas.


A própria Apple já foi questionada sobre esta matéria pela CNET, mas ainda não recebeu qual resposta.

(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.



Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

//
//

Sem comentários:

Enviar um comentário