A marca Apple, além de muito dinheiro para ela, significa também muitos milhões para a indústria de acessórios para smartphones. Os cabos e carregadores de iPhones sempre proliferaram pela indústria de acessórios, mas claro, também sempre foram desviados para o mercado negro. Lá é possível encontrar vários cabos e carregadores para os iPhones, e muito mais baratos dos que os da Apple ou de fabricantes de acessórios mais conhecidos.
A Apple, com o iPhone 5 espera mudar isso. Quem o diz é a Fortune, que avisa para não esperarmos para tão breve cópias baratas dos carregadores e cabos para iPhone 5. Tudo pela mudança introduzida pela Apple, que eliminou o conector de 30 pinos, substituindo-o por um menor, de 8 pinos a que chamou de Lightning.
Um executivo da Double Helix Cable disse à Fortune que o novo chip que está embutido no novo cabo Lightning tem uma configuração muito mais complexa que o conector de 30 pinos. Esse executivo disse que os fabricantes chineses estão ativamente a trabalhar para clonar o Lightning, mas não o estão a conseguir com a mesma facilidade e com o mesmo baixo preço de antes.
É verdade que existiram, logo após o lançamento do iPhone 5, imitações do Lightning à venda, quer no eBay quer na Amazon, contudo não duraram muito. Atualmente esses itens estão listados como pré-venda ou indisponíveis. Traduzindo...não existem ainda. A maioria desses vendedores até usa nomes genéricos para os adaptadores e acessórios Ligthtning, tal como maior parte nem site tem.
Analistas contactados pela Fortune dizem que dificilmente sairá uma imitação de baixo preço e que funcione sem que a fábrica que faz as imitações compre uma licença para fabricar produtos terceiros para a Apple.
Lembramos que a Apple tem um programa de licenças chamado Made For iPhone para fabricantes terceiros que procurem produzir acessórios legais compatíveis com dispositivos da Apple. Alguns chegam mesmo a trabalhar com a Apple para que esta lhe certifique os produtos.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
//
//
Sem comentários:
Enviar um comentário