O congresso dos EUA votou novamente a Digital Millenium Copyright Act sobre direitos digitais. E se até agora o jailbreak era permitido e legal em qualquer dispositivo da Apple, o mesmo já não se passa com esta nova votação. Como notou a ArsTechnica, o congresso deu algumas exceções à Lei, que vai ser a que vai estar em vigor nos próximos 3 anos, a partir do dia 28 de Outubro.
A partir de agora, nos EUA, vai ser legal fazer jailbreak em smartphones, mas não em tablets. Portanto, tal como desde 2010, vai continuar a ser legal fazer jailbreak ao iPhone, mas fazer o mesmo no iPad é considerado crime. Diz a biblioteca do congresso que os tablets, pela sua maior proximidade aos computadores do que aos smartphones, tem de ser melhor controlado sobre a forma como podem ser explorados com falhas.
Por outro lado, o forte lobby das grandes gigantes da industria, entre elas a própria Apple, terá contribuído para que o congresso decidisse assim sobre o iPad. Parece que foi uma sorte o iPhone manter o mesmo estatuto que em 2010. Mas pode ser que na próxima revisão o própria conceito de tablet tenha mudado, e que finalmente seja reconhecida a legalidade do jailbreak no iPad.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
//
//
Sem comentários:
Enviar um comentário