É sabido que a Apple apenas oferece um ano de garantia nos seus produtos, contudo, é também sabido que na União Europeia é obrigatório a qualquer fabricante oferecer dois anos de garantia. Em Portugal a DECO já apresentou a queixa contra a Apple, sendo que o mesmo já aconteceu em Itália, onde foi condenada a pagar 1.2 milhões de dólares.
Agora, segundo a Bloomberg, membros oficiais da União Europeia estão a pedir aos Estados membros que examinem a publicidade feita pela Apple à garantia. Segundo esses oficiais, a Apple está a fazer publicidade ao Apple Care levando o utilizador em erro, por não informá-lo que tem direito a dois anos de garantia, segundo a lei da União Europeia.
À frente deste movimento está Viviane Reding, Comissária da Justiça da União Europeia, que escreveu ao países da união para verificarem se a Apple faz menção aos dois anos de garantia obrigatória. Isto porque a Apple é clara em oferecer um ano de garantia, mas segundo a publicidade, o segundo ano de garantia só é possível se o consumidor adquirir um plano Apple Care.
Segundo as leis da União Europeia:
- A Apple dá um ano de garantia, quando a Lei da UE obriga a dois
- A garantia da Apple cobre qualquer dano durante o período de um ano. A garantia da UE obriga a que o consumidor prove que o dano tenha sido provocado por defeito do equipamento.
- A garantia da Apple aplica-se apenas a produtos da marca da maçã. A lei da UE obriga a que os vendedores ofereçam garantia de dois anos a qualquer produto que vendam, por tanto, a lei aplicar-se-ia tanto a produtos Apple como a de terceiros que possam ser comprados no seu site/lojas de retalho (exemplo: capas, impressoras, etc.)
Parece que ninguém quer dar o braço a torcer, mas se a Lei é para todos, provavelmente a maçã vai ter de ceder, correndo o risco de ver proibida a venda dos seus produtos em quase toda a Europa.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
//
//
Sem comentários:
Enviar um comentário