Apesar da euforia criada com a chegada da aplicação dos Mapas Google, a mesma não poderia vir sem alguma polémica. Segundo o Centro Independente de Proteção da Privacidade em Schleswig-Holstein, citado pelo Computerworld, a aplicação pode violar a Lei Europeia de proteção dados por ter por defeito a opção de partilha de localização ativada.
Quando descarregamos a aplicação e a abrimos pela primeira vez o Google avisa-nos que dados anónimos vão ser recolhidos e enviados para a Google, e que até podem ser guardados no nosso dispositivo. Mas a aplicação só nos dá a opção de "Aceitar & Continuar" sem nos dar outra escolha. Podemos retirar o check da pequena caixa, mas muitos nem reparam no pormenor. O Google deveria perguntar de forma clara se concordamos ou não, com um botão para cada opção.
É sobre essa recolha de dados anónima que poderá estar o problema, já que quase de certeza se trata de dados pessoais do consumidor aos olhos da União Europeia. O conceito de anonimato do Google é enganador, já que a partir do momento em que esses dados podem ficar no nosso dispositivo deixam de ser anónimos.
Enquanto o problema não é resolvido, se é que é resolvido, podem desativar esta opção abrindo a aplicação e clicando no boneco no canto superior direito:
Depois clicando na roda, também no canto superior direito
Navegar por Acerca de, Temos e privacidade>Termos e privacidade>Recolha de dados de Localização e desativar a recolha.
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
Google+
//
//
Sem comentários:
Enviar um comentário