segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Como ver-se livre dos maiores aborrecimentos do Mountain Lion

É impossível agradar a gregos e troianos. E por isso mesmo o Mountain Lion também não consegue agradar a todos. Quem agora compra um Mac não consegue fugir do mais recente sistema operativo da Apple, e aqueles utilizadores mais veteranos podem não achar piada a algumas funcionalidades. Este guia serve para que esses utilizadores se livrem desses problemas, tornando o Mountain Lion mais parecido com aquilo que têm lidado nos últimos anos.



Remover a influencia do iOS no OS Mountain Lion


Uma das novidades, senão mesmo a maior novidade, do Mountain Lion é a influencia do iOS. Mas alguns tweaks podem tornar-se aborrecidos e incomodativos. Entre esses aborrecimentos pode estar o scroll invertido, as barras de scroll escondidas, etc. Apesar da maior parte ser reajustável, outros há que já não podemos fugir. É aqui que entra o Lion Tweaks 2, um tweak que já foi lançado para o Lion e que chega agora para o Mountain Lion.



Este pequeno tweak permite num só clique que removamos a característica de "retomar" das aplicações, voltar a dar ao calendário o visual antigo, mostrar ficheiros escondidos e muito mais.



Controlar o Gatekeeper


O Gatekeeper é o novo sistema de privacidade e segurança do OS X. Este novo sistema impede a instalação de aplicações que não estão na Mac App Store, ou que não estão aprovadas pela própria Apple. Desta maneira temos a certeza que o que instalamos é totalmente seguro, numa altura em que a segurança on-line vale ouro.



Mas se confiarem no que descarregam e se são capazes de tomar conta do assunto, então o Gatekeeper vai estar mais a atrapalhar do que ajudar. Podem escolher a opção de instalar aplicações de qualquer fonte. Mas mais uma vez fica o aviso: Sejam prudentes com o que instalam.



No separador da Privacidade podem ainda escolher que aplicações podem ter acesso à vossa localização e Contactos.



Integrar o Growl na Central de Notificações


O Growl era um tweak de instalação obrigatória para qualquer utilizador Mac. Mas para quem não conhece o Growl é uma ferramenta de notificações que durante anos fez aquilo que a Central de Notificações faz agora no iOS e OS X. Todas as notificações de todas as aplicações são mostradas no Growl de maneira a não perdemos nada do que acontece no Mac.



Ora com a chegada da Central de Notificações ao OS X passamos a ter dois sistemas de notificações no Mac. Nem todas as aplicações vão suportar a Central de Notificações nativa do OS X, por isso o Growl vai continuar a desempenhar um papel fundamental no OS X. Mas não há necessidade de termos as notificações a acumularem-se em dois sítios diferentes. Por isso foi criado o Hiss. O que esta aplicação faz é juntar as notificações do Growl na Central de Notificações, simples, prático e rápido.



Desativar alertas chatos


As notificações sonoras estão ativadas automaticamente pelo OS X. Por isso se sempre tiveram o vosso Mac silencioso podem ficar surpresos quando volta e meia ouvem um campainha, sem fazer a mínima ideia de onde vem.



Por isso convém já acabar com a festa. Indo às Preferências do Sistema>Notificações devem rever que aplicações têm os alertas sonoros ligados. Por exemplo, se não dão uso ao Game Center vale a pena ter as notificações ligadas? Talvez não!


E estas foram as dicas para os veteranos. Se acham que precisam de mais alguma ajuda, leiam o nosso guia do Mountain Lion, dividido em três partes. Se tiveram outras dicas para partilhar, este espaço é tanto nosso como vosso :)


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.



Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

//
//

Sem comentários:

Enviar um comentário