domingo, 16 de setembro de 2012

Quanto custa a produção de um iPhone 5?

Se houve momento que mudou a história da Apple foi a apresentação do iPhone. Com este produto, a Apple deixou de ter no Mac o seu principal produto, e o grosso dos seus lucros passou a vir do seu smartphone.



A UBM TechInsights fez as contas para ver quanto dinheiro tira a Apple por cada iPhone vendido, ao determinar o custo de produção de um iPhone 5 16GB. O iPhone é vendido por 649 dólares nos EUA, e tem um custo de produção à Apple de 167.50 dólares. O valor de venda é quase quatro vezes superior ao de produção.


É justo? Não, mesmo tendo em conta smartphones que competem com o iPhone diretamente, e que custam menos. Contudo, esta diferença de preço não é tão injusta como parece à primeira vista.


Reparem que a Apple tem de pagar o processo de produção, ou seja, pagar à Foxconn para que esta monte os iPhones, sendo que também é sabido que a Apple paga parte dos salários aos colaboradores da Foxconn. Depois há ainda a despesa que a Apple teve com o desenvolvimento do iPhone. Embora o design não seja totalmente remodelado, a parte traseira é diferente, o ecrã também, tal como a parte inferior com a dock e jack. Tudo isto custou dinheiro a ser desenvolvido, a construir protótipos e a pagar a engenheiros.


Todo este desenvolvimento custou dinheiro à Apple. Ela fez um investimento considerável para que este iPhone chegasse a produto final, e isso, como em qualquer empresa, tem de ser recuperado no preço do produto final. Depois temos o iOS, o melhor sistema operativo móvel do mundo. Milhares de horas são gastas no desenvolvimento do iOS e de todas as suas funcionalidades. Mapas, Siri, iMessage e iCloud...são tudo produtos relativamente recentes no iOS que a Apple teve de desenvolver e pagar a centenas de pessoas para que esses serviços cheguem até nós nas melhores das condições.


É verdade que, ainda assim, é um preço excessivo. Mas houve muito trabalho por detrás deste iPhone, assim como de todos os outros. O preço, apesar de alto, não é tão injusto como possa parecer.


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.



Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

//
//

Sem comentários:

Enviar um comentário