terça-feira, 6 de novembro de 2012

Apple pode largar os chips da Intel num futuro próximo


A Apple poderá abandonar os chips da Intel nas próximas gerações de Macs. Em vez disso apostará no desenvolvimento de chips iguais aos já presentes no iPad e iPhone, que poderão também passar a equipar os Macs. O rumor é avançado pela Bloomberg, que diz que há engenheiros na Apple que acreditam que os seus próprios chips, um dia, vão ter capacidade suficiente para suportar um computador.



É claro que nada disto se vai passar nos próximos anos. Será apenas um plano para o futuro da Apple, que passará então a desenvolver a quase totalidade dos componentes dos Macs. Lembramos que em 2005 a Apple passou dos processadores PowerPC para os da x86 da Intel. Na altura foi uma grande mudança, senão a maior, já que a Apple passou anos a dizer que os PowerPC eram melhores que os Intel.


Mas num mercado de computadores onde a espessura e peso ganham cada vez mais importância, a Apple quer fazer então o que faz com o iPhone. Um chip desenhado especificamente para aquele aparelho e adaptado ao seu design. Macs como o MacBook Air e o novo MacBook Pro de 13 polegadas com ecrã retina, os mais finos dos Macs, seriam dos que mais a ganhar teriam com esta mudança para chips menores e finos.


Se isto vier a acontecer, como tudo indica que venha a acontecer no futuro, a Intel sofrerá um grande golpe. Isto numa altura em que ela própria procura captar parceiros para que adotem o seu chip para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Mas até agora não tem recebido o acolhimento esperado.


(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.



Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:

Twitter

Google+

FaceBook

//
//

Sem comentários:

Enviar um comentário