Finalmente o último número do nosso Guia de Utilização do iOS 6, desta vez sobre as novidades do Safari e Privacidade.
Modo Ecrã Inteiro no Safari
O Safari é um navegador robusto e ainda não conseguiu rival à altura para iOS. Mas tinha algumas falhas, como o tamanho que tínhamos disponível para leitura. Mesmo quando utilizamos o Safari em modo paisagem, há espaço que podia ainda ser poupado para navegação. Foi isso que a Apple fez com o iOS 6.
Quando estão a usar o Safari em modo paisagem, vão notar um botão no canto inferior direito com duas setas a apontarem em direções opostas.
Clicando nela vai ativar modo ecrã inteiro no Safari. A barra de endereço vai desaparecer, ficando apenas uma seta transparente no canto inferior esquerdo e outras no canto inferior direito. A primeira permite retroceder a página, a outra permite voltar a ecrã normal.
Upload de fotografias a partir do Safari
Esta é outra opção que finalmente chega ao iOS 6. Até agora não tínhamos como fazer uploads de fotografias ou vídeos diretamente a partir do Safari. Aqui usei como exemplo o Tumblr, apesar dele ter uma aplicação própria para iOS. Mas há sites em que a única maneira de fazermos upload de imagem é navegando até lá diretamente.
O processo no iOS 6 é bastante simples, e parecido com o que acontece em qualquer computador. Basta navegarmos até ao site onde queremos fazer o upload e selecionar o botão que geralmente diz "Selecionar ficheiro".
O Safari abre imediatamente um pop-up onde dá-nos a opção de escolhermos fotografias do álbum, ou de tirarmos uma logo na altura.
Controlar a Privacidade
Finalmente é no iOS 6 onde temos todo o controlo da nossa privacidade. É com este iOS que os developers vão ter de nos pedir para terem acesso a essa informação e nós podemos aceitar rejeitar.
Indo a Definições/Ajustes>Privacidade, a Apple permite restringir o acesso à Localização, Contactos, Calendário, Lembretes, Fotografias, Twitter e Facebook. A partir de agora sempre que alguma aplicação quiser ter acesso a alguma dessa informação irá disparar uma janela pop-up a pedir a nossa autorização. Só temos de dizer se aceitamos ou rejeitamos.
A secção está dividida em categorias. Dentro de cada categoria estão as aplicações que pedem acesso a esses dados, e aí podemos aceitar ou rejeitar. Tendo como exemplo a categoria Serviços de localização.Dentro de cada categoria são mostradas as aplicações que podem ter acesso a essa informação. No caso dos serviços de Localização podem desligar todos, ou definir aplicação a aplicação. Mas indo até ao fundo da lista encontramos um menu chamado Serviços do sistema.
Aqui podemos ainda aprimorar mais a permissão de acesso à nossa localização. No meu caso, por exemplo, desativei as iAds por localização. Quer isto dizer que não quero que a minha localização seja enviada a empresas de publicidade on-line para me darem anúncios personalizados consoante a minha localização.
Nas outras categorias: Contactos, Calendário, etc,; podem abri-las e ver que aplicações estão autorizadas a ver esses dados e revogar o acesso dessas aplicações.
E pronto, o nosso guia de utilização do iOS 6 está feito.Veja os restantes capítulos do nosso Guia de Utilização do iOS 6:
(Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Para comentar o post podem usar o Disqus (que oferece integração com Twitter, Facebook, Google+, e-mail ou anónimo) que está disponível mais abaixo.
Segue-nos também nas nossas páginas nas redes sociais:
TwitterGoogle+FaceBook//
//